dc.contributor.author | Campesan, Patrícia Contreras | |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:18:55Z | |
dc.date.available | 2024-07-25T13:18:55Z | |
dc.date.issued | 2024-04-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20243 | |
dc.description.abstract | Verbal behavior, like all operant behavior, produces consequences capable of maintaining, increasing or decreasing its frequency. It is analyzed based on units called verbal operants, intraverbal being one of them. Studies have shown the importance of teaching intraverbals to children with Autism Spectrum Disorder (ASD), as this group experiences greater difficulty with these repertoires. The aim of this study was to verify the effects of teaching tact and listener behavior on the emergence of complex intraverbals in the question-answer format. The participants comprised four children diagnosed with ASD. Initially, the CARS protocol was applied with the family, an intraverbal repertoire survey protocol and a probe with twenty questions in three baseline sessions. Of these questions, three that the participant did not answer correctly were selected for the teaching phases. The other seven questions were used as controls. Next, they were exposed to the teaching of name-figure and question-figure conditional discriminations and a tactile test for the figures. Finally, the ten questions were reapplied. The results show that new questions emerged from the teaching, which may contribute to teaching savings. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intraverbal | por |
dc.subject | Compotamento verbal | por |
dc.subject | Discriminação condicional | por |
dc.subject | TEA | por |
dc.subject | Verbal behavior | eng |
dc.subject | ASD | por |
dc.subject | Conditional discrimination | eng |
dc.title | Emergência de intraverbal e intraverbal reverso após treino de discriminação condicional em crianças com autismo | por |
dc.title.alternative | Emergence of intraverbal and reverse intraverbal after conditional discrimination training in children with autism | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.description.resumo | O comportamento verbal, assim como todo comportamento operante, produz consequências capazes de manter, aumentar ou diminuir sua frequência. Ele é analisado a partir de unidades chamadas de operantes verbais, entre os quais está o intraverbal. Estudos apontam para a importância do ensino de intraverbais para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois este público apresenta maior dificuldade nesses repertórios. Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos do ensino de tatos e comportamentos de ouvinte na emergência de intraverbais complexos, na forma de pergunta-resposta. Os participantes foram quatro crianças com diagnóstico de TEA. Inicialmente foi aplicado o protocolo CARS com a família, um protocolo de levantamento de repertório intraverbal e uma sonda com vinte perguntas em três sessões de linha de base. Dessas perguntas, foram selecionadas três que o participante não respondeu corretamente para as fases de ensino. As outras sete perguntas serviram como controle. Em seguida, eles foram expostos ao ensino de discriminações condicionais entre nome-figura e entre pergunta-figura e a um teste de tato para as figuras. Por fim, as dez perguntas foram reaplicadas. Os resultados apontam que a partir do ensino emergiram novas questões realizadas, o que pode contribuir para economia de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.696759/2022-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9719922650195261 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-0382-4219 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-4197-623X | por |