Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCampesan, Patrícia Contreras
dc.date.accessioned2024-07-25T13:18:55Z
dc.date.available2024-07-25T13:18:55Z
dc.date.issued2024-04-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20243
dc.description.abstractVerbal behavior, like all operant behavior, produces consequences capable of maintaining, increasing or decreasing its frequency. It is analyzed based on units called verbal operants, intraverbal being one of them. Studies have shown the importance of teaching intraverbals to children with Autism Spectrum Disorder (ASD), as this group experiences greater difficulty with these repertoires. The aim of this study was to verify the effects of teaching tact and listener behavior on the emergence of complex intraverbals in the question-answer format. The participants comprised four children diagnosed with ASD. Initially, the CARS protocol was applied with the family, an intraverbal repertoire survey protocol and a probe with twenty questions in three baseline sessions. Of these questions, three that the participant did not answer correctly were selected for the teaching phases. The other seven questions were used as controls. Next, they were exposed to the teaching of name-figure and question-figure conditional discriminations and a tactile test for the figures. Finally, the ten questions were reapplied. The results show that new questions emerged from the teaching, which may contribute to teaching savings.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntraverbalpor
dc.subjectCompotamento verbalpor
dc.subjectDiscriminação condicionalpor
dc.subjectTEApor
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subjectASDpor
dc.subjectConditional discriminationeng
dc.titleEmergência de intraverbal e intraverbal reverso após treino de discriminação condicional em crianças com autismopor
dc.title.alternativeEmergence of intraverbal and reverse intraverbal after conditional discrimination training in children with autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO comportamento verbal, assim como todo comportamento operante, produz consequências capazes de manter, aumentar ou diminuir sua frequência. Ele é analisado a partir de unidades chamadas de operantes verbais, entre os quais está o intraverbal. Estudos apontam para a importância do ensino de intraverbais para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois este público apresenta maior dificuldade nesses repertórios. Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos do ensino de tatos e comportamentos de ouvinte na emergência de intraverbais complexos, na forma de pergunta-resposta. Os participantes foram quatro crianças com diagnóstico de TEA. Inicialmente foi aplicado o protocolo CARS com a família, um protocolo de levantamento de repertório intraverbal e uma sonda com vinte perguntas em três sessões de linha de base. Dessas perguntas, foram selecionadas três que o participante não respondeu corretamente para as fases de ensino. As outras sete perguntas serviram como controle. Em seguida, eles foram expostos ao ensino de discriminações condicionais entre nome-figura e entre pergunta-figura e a um teste de tato para as figuras. Por fim, as dez perguntas foram reaplicadas. Os resultados apontam que a partir do ensino emergiram novas questões realizadas, o que pode contribuir para economia de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887.696759/2022-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9719922650195261por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-0382-4219por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4197-623Xpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil