dc.contributor.author | Oliveira, Alessandra Guerra da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T14:43:11Z | |
dc.date.available | 2024-08-05T14:43:11Z | |
dc.date.issued | 2024-05-27 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Alessandra Guerra da Silva. Pedagogia antirracista junto a uma turma da educação infantil na cidade de São Carlos: processos educativos decorrentes. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20286. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20286 | |
dc.description.abstract | We understand children as autonomous, active subjects, protagonists who produce cultures in all the social relationships and practices they experience. From this perspective, the objective of this study was to understand the educational processes resulting from dialogical and anti-racist pedagogical practices, in an intervention based on and for the Education of Ethnic-Racial Relations, together with children in a reference Early Childhood Education class in the city of São Carlos, through experiences involving games, games and conversation circles, observing Law 10.639/2003 (Brazil, 2003) which made the Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory, of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic- Racial (Brazil, 2004), as well as Resolution CME 005/2009, of the Municipal Education Council of the city of São Carlos (São Carlos, 2009). The study methodology was qualitative, inspired by phenomenology, with the data collection procedure being systematic records of observations in field diaries. When constructing the results, we established the following categories: A) Being more and feeling welcomed in differences; B) Educate and educate yourself in and for the Education of Ethnic-Racial Relations; C) Affection, memories and ancestry. We consider that knowing and recognizing oneself in African and Afro-Brazilian history and culture, positive self-esteem, valuing hair, respect for differences, the feeling of ethnic-racial belonging, appreciation and pride in ancestry, were being built in the collective, establishing themselves as educational processes. We highlight that the continuity of anti-racist pedagogical practices, throughout the year, collaborative work (children, family members, teachers), with continued teacher training enhance the actions carried out that seek more humanizing practices and enhance the learning of our children. Joint actions that make us reflect on the importance of a new school and society project, in which the union of all instances and people from different segments is crucial, so that respect and acceptance of differences are present in pedagogical practices, curricula school and public policies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Pedagogia antirracista | por |
dc.subject | Educação das relações-étnico-raciais | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educational processes | eng |
dc.subject | Anti-racist pedagogy | eng |
dc.subject | Education of ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | Pedagogia antirracista junto a uma turma da educação infantil na cidade de São Carlos: processos educativos decorrentes | por |
dc.title.alternative | Anti-Racist pedagogy with an early childhood education class in the city of São Carlos: resulting educational processes | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Junior, Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1324174147128430 | por |
dc.description.resumo | Compreendemos as crianças como sujeitos autónomos, ativos, protagonistas que produzem culturas em todas as relações e práticas sociais que vivenciam. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi compreender os processos educativos decorrentes de práticas pedagógicas dialógicas e antirracistas, em uma intervenção pautada na e para a Educação das Relações Étnico-Raciais, junto a crianças em uma turma referência da Educação Infantil no município de São Carlos, por meio de vivências envolvendo jogos, brincadeiras e rodas de conversa, observando a Lei 10.639/2003 (Brasil, 2003) que tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Brasil, 2004), bem como a Resolução CME 005/2009, do Conselho Municipal de Educação da cidade de São Carlos (São Carlos, 2009). A metodologia do estudo foi qualitativa, com inspiração na fenomenologia, tendo como procedimento de coleta de dados registros sistemáticos das observações em diários de campo. Na construção dos resultados estabelecemos as seguintes categorias: A) Ser mais e se sentir acolhida nas diferenças; B) Educar e educar-se na e para a Educação das Relações Étnico-Raciais; C) Afeto, memórias e ancestralidade. Consideramos que o conhecer e se reconhecer na história e cultura africana e afro-brasileira, a autoestima positiva, a valorização dos cabelos, o respeito às diferenças, o sentimento de pertencimento étnico-racial, a valorização e orgulho da ancestralidade, foram sendo construídos no coletivo, se firmando como processos educativos. Destacamos que a continuidade das práticas pedagógicas antirracistas, durante todo o ano, o trabalho colaborativo (crianças, familiares, docentes), com formação docente continuada potencializam as ações realizadas que buscam práticas mais humanizantes e enaltecem as aprendizagens de nossas crianças. Ações conjuntas que nos fazem refletir sobre a importância de um novo projeto de escola e sociedade, no qual a união de todas as instâncias e pessoas de diferentes segmentos seja crucial, para que o respeito e o acolhimento às diferenças estejam presentes nas práticas pedagógicas, currículos escolares e políticas públicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3671663740851979 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-2304-4052 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1585-0596 | por |