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dc.contributor.authorMelo, Luísa Maria Matos de
dc.date.accessioned2024-08-08T12:04:24Z
dc.date.available2024-08-08T12:04:24Z
dc.date.issued2024-04-29
dc.identifier.citationMELO, Luísa Maria Matos de. Licenciatura em música, ações afirmativas e diretrizes nacionais curriculares para a educação das relações étnico-raciais: o caso da UFSCAR e da UFRB. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20312.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20312
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how the Bachelor of Music Education programs at two different Brazilian federal universities from different regions have been adapting, within the curricular scope, to the demands raised by the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education (DCNs ERER). The proposal was to analyze the curricula and syllabi of the mentioned courses regarding the integration of themes related to ethnic-racial relations, as well as to understand the perception of students and graduates regarding this integration. This research involved a qualitative exploratory perspective, utilizing documentary and bibliographical analysis, in addition to semi-structured interviews. From the analysis of the Course Pedagogical Projects of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) and the Federal University of São Carlos (UFSCar), it is also possible to obtain a more comprehensive overview of the influence of the different contexts in which they are inserted in the design of the curricula in question. Juxtaposing the data gleaned from the curricular analysis with the data procured from student interviews reveals a discrepancy between the propositions outlined in the documents and the students' perceptions of their implementation. Generally, the hypotheses suggest that curricula tend to incorporate the overarching principles of regulations, rather than the specific details, in most instances.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectEthnic-racial relations educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleLicenciatura em música, ações afirmativas e diretrizes nacionais curriculares para a educação das relações étnico-raciais: o caso da UFSCAR e da UFRBpor
dc.title.alternativeBachelor's degree in music, affirmative actions, and national curriculum guidelines for ethnic-racial relations education: the case of UFSCAR and UFRBeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tatiane Cosentino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361431964064731por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar como os cursos de Licenciatura em Música de duas universidades federais brasileiras de regiões diferentes têm se adequado, no âmbito curricular, às demandas suscitadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNs ERER). A proposta foi a de analisar os currículos e ementas dos referidos cursos no que diz respeito à articulação de temáticas concernentes às relações étnico-raciais, bem como saber da percepção de estudantes e egressos no que tange à essa articulação. Essa pesquisa envolveu uma perspectiva exploratória qualitativa, utilizando a análise documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pode-se obter também um panorama mais abrangente sobre a influência dos diferentes contextos em que elas estão inseridas na construção dos currículos em questão. Articulando os dados obtidos da análise dos currículos com os obtidos através das entrevistas, pode-se dizer que há um distanciamento entre o que é proposto nos documentos e o que é percebido pelos(as) estudantes. De um modo geral, as hipóteses nos guiam para a noção de que parece que entram nos currículos os aspectos mais gerais da normativa e não aos próprios conteúdos, em si, na maioria dos casos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/9436974023888782por


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