dc.contributor.author | Rodrigues, Natália Regina | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:08:16Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T12:08:16Z | |
dc.date.issued | 2024-06-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20313 | |
dc.description.abstract | This dissertation consists of the analysis of Philosophy textbooks approved by the PNLD in 2018, highlighting the hegemonic presence of the so-called Canon, composed mostly of men, white, Euro-North Americans, and the consequent absence of black male and female philosophers from these materials., distancing Philosophy, as a curricular component, from compliance with the notorious Law 10.639/03 and presenting students with the white male standard as a representation of intellectuality. Aiming to resolve the consequences of the lack of this representation, teaching material was created that introduces students to the biography and thought produced by black Africans and their diaspora, demonstrating the silencing of knowledge produced by this portion of the population doing so. the non-existent opinion. This task was carried out primarily in light of the concepts forged by Sueli Carneiro in her thesis The construction of the Other as Non-Being as the Foundation of Being, namely: raciality/biopower device and epistemicide. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dispositivo de racialidade/biopoder | por |
dc.subject | Epistemicídio | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Sueli Carneiro | por |
dc.subject | Raciality/biopower device | eng |
dc.subject | Epistemicide | eng |
dc.subject | Teaching philosophy | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Ensino de filosofia | eng |
dc.title | A - falta de - representatividade negra nos livros didáticos de filosofia do ensino médio | por |
dc.title.alternative | The - lack of - black representation in high school philosophy textbooks | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Neto, Luiz Bezerra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4809080593333472 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | La Salvia, André Luis | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5840163842088553 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação consiste na análise dos livros didáticos de Filosofia aprovados pelo PNLD de 2018, destacando a presença hegemônica do alcunhado “cânone” composto majoritariamente por homens, brancos, euro-norte-americanos e a, consequente, ausência de filósofos e filósofas negros e negras nestes materiais, distanciando a Filosofia, enquanto componente curricular, do cumprimento da famigerada Lei 10.639/03 e apresentando aos estudantes como representação de intelectualidade o padrão do homem branco. Objetivando dirimir as consequências da falta dessa representatividade, elaborou-se um material didático que apresenta aos estudantes a biografia e o pensamento produzido por negros(as) africanos(as) e em sua diáspora demonstrando o silenciamento do conhecimento produzido por essa parcela da população fazendo-o parecer inexistente. Tal tarefa foi realizada prioritariamente à luz dos conceitos forjados por Sueli Carneiro em sua tese A construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do Ser, a saber: dispositivo de racialidade/ biopoder e epistemicídio. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.description.sponsorshipId | Processo nº 5812460, CAPES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1308660033066051 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-7815-2539 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | http://orcid.org/0000-0002-6388-3467 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1111-5052 | por |