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dc.contributor.authorCavalcanti, Jaques
dc.date.accessioned2024-08-08T16:42:35Z
dc.date.available2024-08-08T16:42:35Z
dc.date.issued2024-05-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20332
dc.description.abstractThe study of melodrama, traditionally linked to literary and cinematic studies, is increasingly being applied in sociological analyses addressing cultural and historical phenomena. This dissertation examines how the concept of melodramatic imagination, proposed by authors like Peter Brooks and Thomas Elsaesser, transcends the boundaries of gender studies and provides a powerful lens for analyzing documentary narratives about the impeachment of Dilma Rousseff. By highlighting how different documentaries adopt melodramatic strategies to portray the impeachment, an ideological polarization is revealed in which political figures are depicted as heroes or villains, influencing public opinion. The research emphasizes that melodrama is not merely a stylistic tool, but a moral language that shapes and legitimizes ideological discourse, offering a deeper understanding of contemporary political dynamics and the strategies for constructing their meanings.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMelodramapor
dc.subjectImpeachmentpor
dc.subjectDilma Rousseffpor
dc.subjectImaginação melodramáticapor
dc.subjectMelodramatic imaginationeng
dc.titlePresidenta não chora: o melodrama como olhar interpretativo dos documentários sobre o impeachment de Dilma Rousseffpor
dc.title.alternativePresident doesn't cry: melodrama as an interpretative lens on the documentaries of Dilma Rousseff's impeachmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cesarino, Flávia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653890782950111por
dc.description.resumoO estudo do melodrama, tradicionalmente ligado aos estudos literários e cinematográficos, está sendo cada vez mais aplicado em análises sociológicas que abordam fenômenos culturais e históricos. Esta dissertação examina como o conceito de imaginação melodramática, proposto por autores como Peter Brooks e Thomas Elsaesser, transcende os limites dos estudos de gênero e oferece uma lente poderosa para analisar narrativas documentais sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Ao destacar como diferentes documentários adotam estratégias melodramáticas para retratar o impeachment, revela-se uma polarização ideológica na qual personagens políticos são retratados como heróis ou vilões, influenciando a opinião pública. A pesquisa enfatiza que o melodrama não é apenas uma ferramenta estilística, mas uma linguagem moral que molda e legitima discursos ideológicos, oferecendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas políticas contemporâneas e das estratégias de construção de seus significados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6563934549005171por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-7816-1870por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2013-6445por


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