Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJustino, Jussara Aparecida de Paula
dc.date.accessioned2024-08-09T20:00:47Z
dc.date.available2024-08-09T20:00:47Z
dc.date.issued2024-05-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20344
dc.description.abstractThis research aims to propose a reflection on ethnic-racial relations and anti-racist education in the music education field starting from a critical evaluation of the curricular proposal for teacher’s training. The generating elements for the research are black musicalities and the guidelines in Brazilian Law 10.639/03, historically situated as decolonial and anti-racist possibilities on the content organization and educational practices from a racial literacy - a concept in practice on black movement activism contemporaneously revisited as another anti- racist possibility. The research matters reflect how important it is to bring to musical education these musicalities as a form of deconstruction, anti-racist and decolonial strategy in order to bring awareness to curricular proposals in academic degrees in Music. The theoretical approaches intersect with the main authors in the ethnic-racial relations discussions, such as: Bento (2022), Fanon (2008), Ferreira (2019), Lopes (2011); in the curricular proposals discussions: Arroyo (2018), Ferreira (2019), Souza (2011); in the music education field: Azevedo (2011, 2019), Brito (2003), Gilroy (2019), Joly et Severino (2016), Kazadi Wa Mukuna (2000), Koellreutter (1997), Salomão (2021); in decoloniality discussions: Barreto (2018), Costa, Grosfoguel et Torres (2018), Gonzales (2018), Kilomba (2019), Nascimento (2021), Quijano (2017), and anti-racist education field: Acho (2021), Almeida (2019), Fonseca (2012), hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2018). The methodology’s approach was the focus group’s perspective, qualitative research, and online meetings were conducted for reflection and discussion on the theme; the data collect was made through recording the meetings on the Google Meet platform, reports and the researcher’s description from the participant’s reports as well as the dialogue with the theoretical references. The results are the crossings andeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectProcesos educativospor
dc.subjectEducación musicalspa
dc.subjectFormación docentespa
dc.subjectEducación de las relaciones étinico-racialesspa
dc.subjectEducational processeng
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationseng
dc.titleMusicalidades negras na educação musical: uma reflexão sobre os currículos de formação docente na perspectiva da Lei. 10.639/03por
dc.title.alternativeLas musicalidades negras en la educación musical: una reflexión sobre la currículos de formación docente desde la perspectiva de la Ley 10.639/03spa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a apresentar uma reflexão sobre educação das relações étnico-raciais e sobre educação antirracista, no campo da educação musical, a partir de uma problematização sobre os currículos propostos na formação de professoras/es. Tem como elementos geradores para sua construção as musicalidades negras e as orientações da Lei 10.639/03, situadas historicamente como possibilidades decoloniais e antirracistas na organização dos conteúdos e nas práticas educativas a partir de um processo de letramento racial, um conceito em exercício na atuação dos movimentos negros revisitado contemporaneamente como mais uma possibilidade antirracista. Sua questão de pesquisa reflete sobre qual a importância de se dar acesso a essas musicalidades como forma de desconstrução, estratégia antirracista e decolonial para a educação musical com o objetivo de olhar com atenção para os currículos que são propostos na formação superior em Música. Os aportes teóricos interseccionam autores que serão centrais no diálogo entre educação das relações étnico-raciais, tais como: Bento (2022), Fanon (2008), Ferreira (2019), Lopes (2011); dos currículos: Arroyo (2018), Ferreira (2019), Souza (2011); da educação musical: Azevedo (2011, 2019), Brito (2003), Gilroy (2019), Joly e Severino (2016), Kazadi Wa Mukuna (2000), Koellreutter (1997), Salomão (2021); da decolonialidade: Barreto (2018), Costa, Grosfoguel e Torres (2018), Gonzales (2018), Kilomba (2019), Nascimento (2021), Quijano (2017), e da educação antirracista: Acho (2021), Almeida (2019), Fonseca (2012), hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2018). A metodologia teve como abordagem a pespectiva do grupo focal, técnica de natureza qualitativa, e foram realizadas reuniões online para reflexão e discussão do tema; a coleta de dados teve como ferramenta a gravação dos encontros pela plataforma google meet, registros e descrição da pesquisadora a partir dos relatos das/os participantes e o diálogo com o referencial teórico. Como resultados temos os atravessamentos e os impactos dos conteúdos propostos nos diferentes contextos enquanto mobilizadores políticos e sociais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2961903056004496por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7159-0501por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil