dc.contributor.author | Justino, Jussara Aparecida de Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T20:00:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-09T20:00:47Z | |
dc.date.issued | 2024-05-24 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20344 | |
dc.description.abstract | This research aims to propose a reflection on ethnic-racial relations and anti-racist education
in the music education field starting from a critical evaluation of the curricular proposal for
teacher’s training. The generating elements for the research are black musicalities and the
guidelines in Brazilian Law 10.639/03, historically situated as decolonial and anti-racist
possibilities on the content organization and educational practices from a racial literacy - a
concept in practice on black movement activism contemporaneously revisited as another anti-
racist possibility. The research matters reflect how important it is to bring to musical education
these musicalities as a form of deconstruction, anti-racist and decolonial strategy in order to
bring awareness to curricular proposals in academic degrees in Music. The theoretical
approaches intersect with the main authors in the ethnic-racial relations discussions, such as:
Bento (2022), Fanon (2008), Ferreira (2019), Lopes (2011); in the curricular proposals
discussions: Arroyo (2018), Ferreira (2019), Souza (2011); in the music education field:
Azevedo (2011, 2019), Brito (2003), Gilroy (2019), Joly et Severino (2016), Kazadi Wa
Mukuna (2000), Koellreutter (1997), Salomão (2021); in decoloniality discussions: Barreto
(2018), Costa, Grosfoguel et Torres (2018), Gonzales (2018), Kilomba (2019), Nascimento
(2021), Quijano (2017), and anti-racist education field: Acho (2021), Almeida (2019), Fonseca
(2012), hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2018).
The methodology’s approach was the focus group’s perspective, qualitative research, and
online meetings were conducted for reflection and discussion on the theme; the data collect
was made through recording the meetings on the Google Meet platform, reports and the
researcher’s description from the participant’s reports as well as the dialogue with the
theoretical references. The results are the crossings and | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Procesos educativos | por |
dc.subject | Educación musical | spa |
dc.subject | Formación docente | spa |
dc.subject | Educación de las relaciones étinico-raciales | spa |
dc.subject | Educational process | eng |
dc.subject | Musical education | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Education for ethnic-racial relations | eng |
dc.title | Musicalidades negras na educação musical: uma reflexão sobre os currículos de formação docente na perspectiva da Lei. 10.639/03 | por |
dc.title.alternative | Las musicalidades negras en la educación musical: una reflexión sobre la currículos de formación docente desde la perspectiva de la Ley 10.639/03 | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Joly, Ilza Zenker Leme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569335876343450 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a apresentar uma reflexão sobre educação das relações étnico-raciais
e sobre educação antirracista, no campo da educação musical, a partir de uma problematização
sobre os currículos propostos na formação de professoras/es. Tem como elementos geradores
para sua construção as musicalidades negras e as orientações da Lei 10.639/03, situadas
historicamente como possibilidades decoloniais e antirracistas na organização dos conteúdos e
nas práticas educativas a partir de um processo de letramento racial, um conceito em exercício
na atuação dos movimentos negros revisitado contemporaneamente como mais uma
possibilidade antirracista. Sua questão de pesquisa reflete sobre qual a importância de se dar
acesso a essas musicalidades como forma de desconstrução, estratégia antirracista e decolonial
para a educação musical com o objetivo de olhar com atenção para os currículos que são
propostos na formação superior em Música. Os aportes teóricos interseccionam autores que
serão centrais no diálogo entre educação das relações étnico-raciais, tais como: Bento (2022),
Fanon (2008), Ferreira (2019), Lopes (2011); dos currículos: Arroyo (2018), Ferreira (2019),
Souza (2011); da educação musical: Azevedo (2011, 2019), Brito (2003), Gilroy (2019), Joly
e Severino (2016), Kazadi Wa Mukuna (2000), Koellreutter (1997), Salomão (2021); da
decolonialidade: Barreto (2018), Costa, Grosfoguel e Torres (2018), Gonzales (2018), Kilomba
(2019), Nascimento (2021), Quijano (2017), e da educação antirracista: Acho (2021), Almeida
(2019), Fonseca (2012), hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2018). A metodologia teve
como abordagem a pespectiva do grupo focal, técnica de natureza qualitativa, e foram
realizadas reuniões online para reflexão e discussão do tema; a coleta de dados teve como
ferramenta a gravação dos encontros pela plataforma google meet, registros e descrição da
pesquisadora a partir dos relatos das/os participantes e o diálogo com o referencial teórico.
Como resultados temos os atravessamentos e os impactos dos conteúdos propostos nos
diferentes contextos enquanto mobilizadores políticos e sociais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2961903056004496 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7159-0501 | por |