Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Murilo Fernando
dc.date.accessioned2024-08-19T20:07:39Z
dc.date.available2024-08-19T20:07:39Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.identifier.citationPEREIRA, Murilo Fernando. Tecnologia e gamificação na prática do ensino de filosofia: a experiência com olimpíadas filosóficas. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20384.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20384
dc.description.abstractThis work aims to present the importance of discussing the use of technology in the teaching of philosophy, as well as to make the learning of philosophy more engaging for students by proposing gamification and the use of local philosophical olympiads as teaching methodologies. The practical proposal of the olympiads was implemented with high school students from a public school, utilizing apps, digital platforms, text readings, debates, text creation, and other resources, with the purpose of awakening interest in philosophy. The results obtained so far are positive, showing a significant improvement in student performance and greater engagement in the proposed activities. The work also highlights the importance of the critical use of technology in philosophy teaching, as young people are increasingly familiar with such technological resources. The research aims to contribute significantly to the debate on the ethical use of technology in philosophy teaching and the use of new learning methodologies, particularly concerning local olympiads.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectOlimpíadas de filosofiapor
dc.titleTecnologia e gamificação na prática do ensino de filosofia: a experiência com olimpíadas filosóficaspor
dc.title.alternativeTechnology and gamification in the practice of teaching philosophy: the experience with philosophical olympiadseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707827597161294por
dc.contributor.advisor-co1La Salvia, André Luis
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840163842088553por
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar a importância da discussão em torno do uso da tecnologia no ensino de filosofia, bem como despertar a aprendizagem da disciplina de filosofia de forma mais atrativa para os alunos, propondo a gamificação e a utilização de olimpíadas filosóficas locais como metodologias de ensino. A proposta prática de olimpíadas foi realizada com alunos do ensino médio de uma escola pública, utilizando aplicativos, plataformas digitais, leitura de textos, debates, criação de textos e outros recursos, tendo como finalidade o despertar para a filosofia. Os resultados obtidos, até então, se apresentam como positivos, com uma melhora significativa no desempenho dos estudantes e um maior engajamento dos alunos nas atividades propostas. Também destacar a importância da utilização crítica da tecnologia no ensino de filosofia, uma vez que os jovens estão cada vez mais familiarizados com tais recursos tecnológicos. A pesquisa visa apresentar uma contribuição importante para o debate sobre a utilização ética das tecnologias e o ensino de filosofia e a utilização de novas metodologias de aprendizagem, sobretudo no que tange às olimpíadas locais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1744172253030067por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1111-5052por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil