Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBergo, Mariana
dc.date.accessioned2024-08-20T13:10:15Z
dc.date.available2024-08-20T13:10:15Z
dc.date.issued2024-06-07
dc.identifier.citationBERGO, Mariana. Dançar o mundo petrificado: a experiência estética e o lugar do inconformismo. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20387.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20387
dc.description.abstractThis doctoral research, based on the critical theory of society, aims to analyze the possibility of mobilizing non-conformity from the aesthetic experience of dance-theatre. This important artistic movement of the 20th century, whose characteristic is to tension the threshold between dance and the performing arts, is close to the place of the subject we are trying to reach here, who is himself a threshold formation between bodily and mental being. With the aim of rescuing the sensitive subject forgotten by the massifying dynamics of the neoliberal mode of socialization, we seek to elaborate the formative dimension allowed by the aesthetic ordering between subject and object. The approach to art, represented here by a work by the German choreographer Pina Bausch, which takes the body as its main instrument, allows us to meet the forgotten aspects of the subject's relationship with himself. On a path that begins with the need to mark the subject as something that has its constitution denied and relegated to oblivion, passing through an understanding of the apparatuses that specialize in maintaining a certain social order, we reach the need to focus on the status of the subject in order to point out the practices that allow for the defence of its autonomous existence. Given that current Western culture produces the conformation of the subject by focusing on their body, which has become an object of action, it is the corporeal dimension, because it contains something nonassimilable, that safeguards the possibility of autonomous movement. Thus, it is the resumption of the sensible and its modes of registration that allow non-identity to be recognized as what guides criticism, which then involves understanding the treatment given to the body in culture. Based on the analytical potential produced in an antithetical way, it is proposed that, based on the contributions of the authors of the first generation of the Critical Theory of the Frankfurt School in dialogue with Freudian psychoanalysis revisited by Lacan, the analysis of the way in which the aesthetic experience of Pina Bausch's dance-theatre can be considered as a key to understanding the possibility of mobilizing bodies in an aesthetic perspective oriented towards the production of non-conformity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria crítica da sociedadepor
dc.subjectCritical theory of societyeng
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDança-teatropor
dc.subjectDance-theatereng
dc.titleDançar o mundo petrificado: a experiência estética e o lugar do inconformismopor
dc.title.alternativeDancing the petrified world: the aesthetic experience and the place of nonconformityeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gomes, Luiz Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768579559449929por
dc.description.resumoEssa pesquisa de doutorado, com base na teoria crítica da sociedade, tem como objetivo analisar a possibilidade de mobilização do inconformismo a partir da experiência estética da dança-teatro. Esse importante movimento artístico do século XX, que tem como característica tensionar o limiar entre a dança e as artes cênicas, guarda a proximidade com o lugar do sujeito que aqui se busca alcançar, ele mesmo uma formação limiar entre ser corporal e mental. Tendo o objetivo de resgatar o sujeito sensível esquecido pelas dinâmicas massificadoras do modo de socialização neoliberal, busca-se a elaboração da dimensão formativa permitida pela ordenação estética entre sujeito e objeto. A aproximação com a arte, aqui representada por uma obra da coreografa alemã Pina Bausch, que toma o corpo como instrumento principal, permite ir ao encontro dos aspectos esquecidos da relação do sujeito consigo mesmo. Em um caminho que se inicia com a necessidade de marcar o sujeito como algo que tem a sua constituição negada, e relegada ao esquecimento, passando pela compreensão dos aparatos que se especializam para manter determinado ordenamento social, se alcança a necessidade de focalizar o estatuto do sujeito para apontar as práticas que permitam a defesa da sua existência autônoma. Dado que a cultura ocidental atual produz a conformação do sujeito incidindo sobre o seu corpo, tornado objeto de ação, é a dimensão corpórea, por conter algo de não assimilável, que resguarda a possibilidade de um movimento autônomo. Assim, é a retomada do sensível e seus modos de registro que permitem o reconhecimento da não-identidade como aquilo que orienta a crítica, e que passa então pela compreensão do tratamento dado ao corpo na cultura. Tendo como base, assim, as potencialidades analíticas produzidas de maneira antitética, é proposto, a partir das contribuições dos autores da primeira geração da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt em diálogo com a psicanálise freudiana revisitada por Lacan, a análise do modo pelo qual a experiência estética da dança-teatro de Pina Bausch pode ser considerada como uma chave de entendimento acerca da possibilidade de mobilização dos corpos em uma perspectiva estética orientada para a produção do inconformismo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/2135099952877999por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-2819-9141por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8867-7897por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil