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dc.contributor.authorAntunes, Brenda Cristina
dc.date.accessioned2024-08-20T13:14:47Z
dc.date.available2024-08-20T13:14:47Z
dc.date.issued2024-08-16
dc.identifier.citationANTUNES, Brenda Cristina. Estratégias intergeracionais mobilizadas por famílias no dever de casa de matemática: um estudo sobre práticas de letramento. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20388.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20388
dc.description.abstractThis dissertation describes the directions and final results of a master's degree investigation, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar), along with the research line "Education in Sciences and Mathematics" - Axis Mathematics Education. The general objective was to understand what family teaching strategies reveal when solving Mathematics homework, based on the intergenerational issue from the perspective of literacy. As a theoretical framework, we rely on studies of literacy, literacy, numeracy/mathematical literacy, family-school relationships and intergenerational relationships. The methodological approach is part of studies on the family-school relationship, with a qualitative study, whose data produced focused on participant observation of the homework assistance process, in situ by the researcher, as well as from a questionnaire of characterization of family groups that included specific questions about the importance of Mathematics in life. The research theme stands out as fundamental and innovative in the field of Mathematics Education as it presents the possibility of understanding the intergenerational culture of families at a public school in the region of São Carlos-SP. The data produced and analyzed indicate that family members (grandmother and mother), with whom we were in direct contact, use diverse action schemes, ranging from counting on their fingers, support from semi-structured and structured resources, even though they do not have mastery of basic instruments for the adoption of the latter. Thus, studying the family-school relationship, in the context of this work, indicated that this is a rich and promising field to be explored with emphasis on the intergenerational issue that highlighted the need to understand processes of mathematical literacy practices mobilized in homework.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelação família-escolapor
dc.subjectEducação Intergeracionalpor
dc.subjectDever de casapor
dc.titleEstratégias intergeracionais mobilizadas por famílias no dever de casa de matemática: um estudo sobre práticas de letramentopor
dc.title.alternativeIntergenerational strategies mobilized by families in mathematics homework: a study on literacy practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ciríaco, Klinger Teodoro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947929641568853por
dc.description.resumoA presente dissertação descreve encaminhamentos e resultados finais de uma investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto à linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática" – Eixo Educação Matemática. O objetivo geral residiu em compreender o que revelam as estratégias de ensino de famílias, na resolução do dever de casa de Matemática, a partir da questão intergeracional na perspectiva do letramento. Como referencial teórico apoiamo-nos nos estudos da alfabetização, letramento, numeramento/letramento matemático, relação família-escola e relação intergeracional. A abordagem metodológica se inscreve nos estudos da relação família-escola, com um estudo de natureza qualitativa, cujos dados produzidos centraram-se na observação participante do processo de auxílio no dever de casa, in loco pela pesquisadora, como também a partir de um questionário de caracterização dos grupos familiares que contou com questões específicas sobre a importância da Matemática na vida. A temática de investigação destaca-se como fundamental e inovadora ao campo da Educação Matemática por apresentar possibilidade de compreensão da cultura intergeracional de famílias de uma escola pública de ensino da região de São Carlos-SP. Os dados produzidos e analisados indicam que os entes familiares (avó e mãe), com os quais estivemos em contato direto, valem-se de esquemas de ação diversificados, indo desde a contagem nos dedos, apoio de recursos semiestruturados e estruturados, mesmo não tendo domínio de instrumental básico para adoção deste último. Assim, estudar a relação família-escola, no contexto deste trabalho, indicou ser este um campo rico e promissor a ser explorado com destaques para a questão intergeracional que apontou a necessidade de compreender processos das práticas de letramento matemático mobilizadas no dever de casa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5401065252082099por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-2545-5760por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1694-851Xpor


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