Show simple item record

dc.contributor.authorAlves, Thales Felipe Dantas
dc.date.accessioned2024-08-20T13:19:48Z
dc.date.available2024-08-20T13:19:48Z
dc.date.issued2024-04-03
dc.identifier.citationALVES, Thales Felipe Dantas. Teatro do oprimido na casa lar: processos educativos decorrentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20389.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20389
dc.description.abstractThe Theatre of the Oppressed (TO), formulated by Augusto Boal, is symbolized by a tree whose roots must be planted in the soil of ethics and solidarity, allowing us to affirm that its foundation is the ongoing struggle against injustice, colonialism, and imperialism. Thus, this research aimed to describe, analyze, and understand the educational processes emerging from the social practice of TO, with a group of fifteen children and adolescents who were removed from their family environment and are in a foster care situation at the Casa Lar institution, under judicial determination, in the northern zone of São Paulo city. The insertion into the Casa Lar space occurred through workshops held on Saturday mornings, with an average duration of 50 minutes to 1 hour and 30 minutes, during the months of October 2022 to June 2023. Over thirteen meetings, exercises and games that comprise the TO method were developed. We used a descriptive qualitative research methodology, and the data collection method adopted was Field Diary, recording the activities, the participation of children and adolescents, as well as their speeches, gestures, expressions, sensations, and silences. The procedure adopted for data analysis was guided by Content Analysis, through which we found the units of context that enabled the creation of two categories: a) "Identifying the oppressors and the oppressed", and b) "Demechanizing the Bodies." From the analysis of the categories, it was possible to perceive that the workshops could significantly contribute to the children and adolescents recognizing the relationships of domination and oppression existing in the daily lives of their own lives, as well as identifying the possible oppressors surrounding them/us.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectTeatro do oprimidopor
dc.subjectInstituição de acolhimentopor
dc.subjectEducative processeseng
dc.subjectTheatre of the opressedeng
dc.subjectCare institutioneng
dc.titleTeatro do oprimido na casa lar: processos educativos decorrentespor
dc.title.alternativeTheater of the oppressed in the institutional shelter: resulting educational processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Montrone, Aida Victoria Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011731777978672por
dc.description.resumoO Teatro do Oprimido (TO) formulado por Augusto Boal, é simbolizado por uma árvore cujas raízes devem estar plantadas no solo da ética e da solidariedade, o que nos permite afirmar que a sua base é a luta contínua contra a injustiça, o colonialismo e o imperialismo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever, analisar e compreender os processos educativos decorrentes da prática social do TO, junto a um grupo de quinze crianças e adolescentes que foram retirados/as do convívio familiar e encontram-se em situação de acolhimento pela instituição Casa Lar, sob determinação judicial, na zona norte da cidade de São Paulo. A inserção no espaço da Casa Lar ocorreu por meio de oficinas, realizadas aos sábados de manhã, com duração média entre 50 minutos e 1h30min, durante os meses de outubro de 2022 e junho de 2023. Ao longo de treze encontros foram desenvolvidos os exercícios e jogos que compõem o método do TO. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva, e a forma de coleta de dados adotada foi o Diário de Campo, registrando as atividades, a participação das crianças e dos adolescentes, bem como suas falas, gestos, expressões, sensações e silêncios. O procedimento adotado para análise dos dados foi guiado pela Análise de Conteúdo, por meio da qual encontramos as unidades de contexto que possibilitaram, a criação de duas categorias: a) “Identificando os/as Opressores/as e os/as Oprimidos/as”, e b) Desmecanizando os Corpos. A partir da análise das categorias, foi possível perceber que as oficinas puderam contribuir significativamente para que as crianças e os adolescentes percebam as relações de dominação e opressão existentes no cotidiano de suas próprias vidas, bem como, identificar os possíveis opressores que os/nos cercam.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4060925446614249por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0007-1760-4117por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1954-4679por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil