Show simple item record

dc.contributor.authorDelaneze, Taís
dc.date.accessioned2024-09-12T14:25:00Z
dc.date.available2024-09-12T14:25:00Z
dc.date.issued2024-08-28
dc.identifier.citationDELANEZE, Taís. Educação superior e formação de professores para o ensino de física e química do ensino médio: (des)conexões da educação brasileira (2014-2019). 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20526.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20526
dc.description.abstractThis research examines the connection between basic education and higher education in Brazil, focusing on the initial teacher training courses at the higher education level, specifically in Physics and Chemistry. These areas were identified in various studies and surveys conducted between 2004 and 2015 as having a significant shortage of teachers for high school education. The general objective of the thesis was to analyze educational indicators from both high school and higher education, with an emphasis on undergraduate programs in Physics and Chemistry, in Brazil and at a specific federal public institution, during the period from 2014 to 2019. The analysis aimed to identify trends, statistical regularities, and inflection points, considering the impact of the regulatory framework that adjusted the National Education Guidelines and Framework Law (LDBEN) in line with Constitutional Amendment N° 59/2009, which expanded compulsory and free basic education; it also considered being a moment after the dissemination of some forecasts and diagnoses about the shortage of teachers for high school in the country; and it coincides with a series of policies and programs in progress in higher education, coordinated by the so-called “New CAPES,” aimed at promoting teacher training for basic education. The research was based on interpretative concepts of Brazil and its education by Florestan Fernandes, such as dependent capitalism, cultural heteronomy, and multifunctional and integrated university. The methodology adopted included bibliographic and documentary research, using descriptive analysis, with the Basic Education Census and the Higher Education Census as the main sources. The results revealed concerning dropout rates in teacher training programs and in the teaching profession in basic education, both at the national level and at a specific federal public institution. It is concluded that the absence of a national development project has significant effects on educational policies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectFormação de professores para o ensino de física e químicapor
dc.subjectIndicadores educacionaispor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTraining of teachers for the teaching of physics and chemistryeng
dc.subjectEducational indicatorseng
dc.titleEducação superior e formação de professores para o ensino de física e química do ensino médio: (des)conexões da educação brasileira (2014-2019)por
dc.title.alternativeHigher education and teacher training for high school physics and chemistry: (dis)connections in brazilian education (2014-2019)eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ferreira Júnior, Amarílio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748545841167046por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca estabelecer uma conexão entre a educação básica e a educação superior no Brasil, por intermédio dos cursos de formação inicial de professores, em nível superior, especificamente, os cursos de física e química, cujas áreas foram apontadas em diversos estudos, pesquisas e levantamentos, entre os anos de 2004 e 2015, com déficit de professores para atuarem nas disciplinas correspondentes do ensino médio. O objetivo geral da tese foi de analisar os indicadores educacionais do ensino médio e da educação superior, com destaque para os cursos de licenciatura, mais especificamente, física e química, no país e em uma instituição pública federal específica, no período de 2014 a 2019, a fim de identificar tendências, regularidades estatísticas e/ou pontos de inflexão. A escolha do período a ser analisado considerou, portanto, o marco normativo que ajustou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) ao disposto na Emenda Constitucional Nº 59/2009 acerca da ampliação da educação básica obrigatória e gratuita; estar em momento posterior à divulgação de alguns prognósticos e diagnósticos sobre a situação de déficit de professores para o ensino médio no país; e ser coincidente com uma série políticas e programas em andamento na educação superior, coordenados pela chamada “Nova CAPES”, com vistas ao fomento da formação de professores para a educação básica. Desenvolveu-se à luz de conceitos interpretativos do Brasil e da educação brasileira de Florestan Fernandes, tais que: capitalismo dependente, heteronomia cultural e universidade multifuncional e integrada. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com uso de análise descritiva, cujas principais fontes foram o Censo da Educação Básica e o Censo da Educação Superior. Por fim, verificou-se que, tanto na análise estatística global como no caso de uma instituição pública federal específica, houve índices preocupantes de evasão não só do(s) curso(s), como também da carreira do magistério na educação básica. Concluindo-se que a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento tem importantes efeitos sobre as políticas educacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8635772073038414por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil