dc.contributor.author | Delaneze, Taís | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T14:25:00Z | |
dc.date.available | 2024-09-12T14:25:00Z | |
dc.date.issued | 2024-08-28 | |
dc.identifier.citation | DELANEZE, Taís. Educação superior e formação de professores para o ensino de física e química do ensino médio: (des)conexões da educação brasileira (2014-2019). 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20526. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20526 | |
dc.description.abstract | This research examines the connection between basic education and higher education in Brazil, focusing on the initial teacher training courses at the higher education level, specifically in Physics and Chemistry. These areas were identified in various studies and surveys conducted between 2004 and 2015 as having a significant shortage of teachers for high school education. The general objective of the thesis was to analyze educational indicators from both high school and higher education, with an emphasis on undergraduate programs in Physics and Chemistry, in Brazil and at a specific federal public institution, during the period from 2014 to 2019. The analysis aimed to identify trends, statistical regularities, and inflection points, considering the impact of the regulatory framework that adjusted the National Education Guidelines and Framework Law (LDBEN) in line with Constitutional Amendment N° 59/2009, which expanded compulsory and free basic education; it also considered being a moment after the dissemination of some forecasts and diagnoses about the shortage of teachers for high school in the country; and it coincides with a series of policies and programs in progress in higher education, coordinated by the so-called “New CAPES,” aimed at promoting teacher training for basic education. The research was based on interpretative concepts of Brazil and its education by Florestan Fernandes, such as dependent capitalism, cultural heteronomy, and multifunctional and integrated university. The methodology adopted included bibliographic and documentary research, using descriptive analysis, with the Basic Education Census and the Higher Education Census as the main sources. The results revealed concerning dropout rates in teacher training programs and in the teaching profession in basic education, both at the national level and at a specific federal public institution. It is concluded that the absence of a national development project has significant effects on educational policies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Formação de professores para o ensino de física e química | por |
dc.subject | Indicadores educacionais | por |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Training of teachers for the teaching of physics and chemistry | eng |
dc.subject | Educational indicators | eng |
dc.title | Educação superior e formação de professores para o ensino de física e química do ensino médio: (des)conexões da educação brasileira (2014-2019) | por |
dc.title.alternative | Higher education and teacher training for high school physics and chemistry: (dis)connections in brazilian education (2014-2019) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira Júnior, Amarílio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0748545841167046 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca estabelecer uma conexão entre a educação básica e a educação superior no Brasil, por intermédio dos cursos de formação inicial de professores, em nível superior, especificamente, os cursos de física e química, cujas áreas foram apontadas em diversos estudos, pesquisas e levantamentos, entre os anos de 2004 e 2015, com déficit de professores para atuarem nas disciplinas correspondentes do ensino médio. O objetivo geral da tese foi de analisar os indicadores educacionais do ensino médio e da educação superior, com destaque para os cursos de licenciatura, mais especificamente, física e química, no país e em uma instituição pública federal específica, no período de 2014 a 2019, a fim de identificar tendências, regularidades estatísticas e/ou pontos de inflexão. A escolha do período a ser analisado considerou, portanto, o marco normativo que ajustou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) ao disposto na Emenda Constitucional Nº 59/2009 acerca da ampliação da educação básica obrigatória e gratuita; estar em momento posterior à divulgação de alguns prognósticos e diagnósticos sobre a situação de déficit de professores para o ensino médio no país; e ser coincidente com uma série políticas e programas em andamento na educação superior, coordenados pela chamada “Nova CAPES”, com vistas ao fomento da formação de professores para a educação básica. Desenvolveu-se à luz de conceitos interpretativos do Brasil e da educação brasileira de Florestan Fernandes, tais que: capitalismo dependente, heteronomia cultural e universidade multifuncional e integrada. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com uso de análise descritiva, cujas principais fontes foram o Censo da Educação Básica e o Censo da Educação Superior. Por fim, verificou-se que, tanto na análise estatística global como no caso de uma instituição pública federal específica, houve índices preocupantes de evasão não só do(s) curso(s), como também da carreira do magistério na educação básica. Concluindo-se que a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento tem importantes efeitos sobre as políticas educacionais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8635772073038414 | por |