Show simple item record

dc.contributor.authorGuedes, Helenice Aparecida Magalhães De Sousa
dc.date.accessioned2024-09-30T11:22:53Z
dc.date.available2024-09-30T11:22:53Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.identifier.citationGUEDES, Helenice Aparecida Magalhães De Sousa. Formação continuada de professores (as) na educação infantil: contribuições para uma educação antirracista a partir das tertúlias dialógicas pedagógicas. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20697.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20697
dc.description.abstractThe thesis discusses the Dialogic Pedagogical Training of Teachers and its contributions to Anti-Racist Education, with a focus on Early Childhood Education. This approach is recognized as a Successful Educational Action, identified by the Includ-Ed project (2011). Based on the Communicative Methodology (CM), the main objective of the research was to analyze, through transformative and/or exclusionary elements reported by the research participants, how the continued education of Early Childhood teachers can contribute to Anti-Racist Education, with dialogic pedagogical gatherings as the central axis. The study aims to identify its contributions to anti-racist education and compliance with related laws, 10.639/03 and 11.645/08. The central thesis argues that Dialogic Pedagogical Gatherings are a tool that provides effective knowledge and instruments for the continued education of teachers to promote Anti-Racist Education. To this end, Dialogic Pedagogical Gatherings on Anti-Racist Education were conducted with in-service teachers and school staff through a course offered and certified by institutional means, in partnership with the research center to which the researcher belongs. The guiding questions of this study are: What knowledge do teachers have about Anti-Racist Education? What transformative and exclusionary elements do Dialogic Pedagogical Gatherings (DPG) offer Early Childhood teachers for the development of Anti-Racist Education? Data collection and organization were carried out through three instruments: Questionnaires, Communicative Interviews, and Communicative Discussion Groups (Gómez, 2006). The research involved 18 participants, including in-service teachers and members of the management team from two public municipal schools. The results indicate that dialogic pedagogical training, through DPGs, can contribute to promoting Anti-Racist Education and strengthening the ethnic and racial identity of children. For this, it is necessary to expand the inclusion of the topic in continued training and carry it out base on scientific evidence.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContinued teacher trainingeng
dc.subjectFormação continuada de professores(as)por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectTertúlia dialógica pedagógicapor
dc.subjectDialogic pedagogical gatheringseng
dc.subjectEvidências científicaspor
dc.subjectScientific evidenceeng
dc.titleFormação continuada de professores (as) na educação infantil: contribuições para uma educação antirracista a partir das tertúlias dialógicas pedagógicaspor
dc.title.alternativeFormación continua de docentes en educación infantil: aportes a la educación antirracista a partir de encuentros dialógicos pedagógicosspa
dc.title.alternativeContinuing training of teachers in early childhood education: contributions to an anti-racist education from dialogical pedagogical hallseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Braga, Fabiana Marini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1103496815216263por
dc.description.resumoA tese defendida aborda a Formação Pedagógica Dialógica do Professorado e as contribuições para uma Educação Antirracista, com ênfase na Educação Infantil (EI). Trata-se de uma Atuação Educativa de Êxito, identificada pelo projeto Includ-Ed (2011). Realizada com base na Metodologia Comunicativa (MC), a pesquisa teve como objetivo geral: analisar, por meio de elementos transformadores e/ou excludentes relatados pelos(as) participantes da pesquisa, como a formação continuada de professores(as) da EI pode contribuir para a Educação Antirracista, tendo como eixo as Tertúlias Dialógicas Pedagógicas, identificar suas contribuições para a Educação Antirracista e o cumprimento das leis a esse respeito, Leis 10.639/03 e 11.645/08. A tese que sustenta o objetivo central é a de que as Tertúlias Dialógicas Pedagógicas são uma ferramenta que oferece conhecimento e instrumentos efetivos para formação continuada ao(às) docentes para atuarem na promoção de uma Educação Antirracista. Para isto, foram realizadas Tertúlias Dialógicas Pedagógicas sobre Educação Antirracista, com o professorado em serviço e os membros da equipe escolar, por meio de um curso ofertado e certificado por vias institucionais, pela rede municipal de ensino em parceria com o núcleo de pesquisa do qual a pesquisadora faz parte. As questões que orientam este estudo são: quais conhecimentos as(os) professoras(es) possuem sobre Educação Antirracista? Que elementos (transformadores e excludentes) as Tertúlias Dialógicas Pedagógicas (TDP) oferecem aos docentes da Educação Infantil para o desenvolvimento de uma Educação Antirracista? A coleta e a organização de dados foram realizadas por meio de três instrumentos: questionários, entrevistas comunicativas e grupos de discussão comunicativos (Gomes, et. al., 2006). A pesquisa contou com 18 participantes, entre professores(as) em serviço e membros da equipe gestora de duas escolas públicas municipais. Como resultados, identificamos que a formação pedagógica dialógica, por meio das TDP, pode contribuir para promover a Educação Antirracista e o fortalecimento da identidade étnica e racial das crianças. Para tanto, se faz necessária a ampliação da inserção da temática na formação continuada do professorado e a realização com base em evidências científicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9140519094204978por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil