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Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos
dc.contributor.author | Paes, Paulo Cesar Duarte | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:35:27Z | |
dc.date.available | 2007-08-27 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:35:27Z | |
dc.date.issued | 2006-03-24 | |
dc.identifier.citation | PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.. 2006. 329 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2175 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação comunitária | por |
dc.subject | Redução de danos | por |
dc.subject | Alienação (Psicologia social) | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem | por |
dc.title | Ensino e aprendizagem na prática da redução de danos | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Maria Waldenez de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3404769527869004 | por |
dc.description.resumo | Os problemas decorrentes do uso de drogas têm sido objeto de diferentes políticas públicas de saúde, dentre as quais destaca-se a redução de danos, que visa evitar doenças e danos físicos e sociais e desenvolver junto aos usuários o controle sobre o uso de drogas. A redução de danos aceita que os usuários continuem fazendo uso de drogas, ao contrário do modelo tradicional que exige a abstinência. Os Programas de Redução de Danos PRDs - atuam capacitando usuários de drogas, profissionais de saúde e outras pessoas da comunidade para abordarem os grupos de usuários nos seus locais de uso e de convivência cotidiana, através de atividades educativas. O objetivo desta tese é investigar o processo de ensino e aprendizagem que se estabelece entre os redutores de danos e os usuários de drogas de dois PRDs que atuam na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, que atendem usuários que compõem o exército industrial de reserva. Foram realizados grupos focais, entrevistas individuais com sete redutores e nove usuários e um levantamento de informações documentais prévias. A fundamentação sócio-histórica nos levou à escolha das categorias: atividade; sentido; significado; conceitos científicos e espontâneos; alienação e práxis. Uma primeira análise demonstrou a relevância e a eficácia da prática educativa da redução de danos proporcionando junto aos usuários: o controle sobre o uso de drogas, a interação com a família e a comunidade e mais cuidados com a saúde. Quando fundamentamos a análise nas categorias teóricas evidenciou-se que a pratica educativa de redução de danos centrou-se nos aspecto espontâneos e cotidianos, restritos ao meio imediato, não objetivando a apreensão da totalidade das relações sociais, reproduzindo os próprios danos sociais que combate. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B603043 | por |