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dc.contributor.authorAbdalla, Vilma
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:30Z
dc.date.available2007-05-30
dc.date.available2016-06-02T19:35:30Z
dc.date.issued2007-02-27
dc.identifier.citationABDALLA, Vilma. Conversas sobre ensino médio, reformas, alunos e professores : a difícil arte do encontro.. 2007. 161 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2188
dc.description.abstractThis study carried through in school of average education, in city of average transport, of the São Paulo interior. It looks for to understand the faced difficulties, from the optics of the professors. As cloth of deep we have the intended reform of average education and the project of qualification on service and in long-distance, entitled Average Education in Net. By means of the professors speech, at a moment of particular difficulty of the school where was gave the research, it is intended to register and to understand the strikes, the lines of removal and the lines of confluence which is established between the official speech of the reformators and of the presumptions of the implementors of the reform proposal. In way to the questionings, professors interpret and reinterpret, they argue and they rediscuss, they construct, they desconstruct and they reconstruct the knowledge on what they understand to be the best form to fulfill what they judge to be their social paper. It is treated to cartography a conversational process as form to unite colloquy and action. Reflections based on theoretical references of Michel Foucault look for to understand the relations among the Subject, To be/To know, To be/Power, Power/To know, and To be/myself . To the end, the researcher considers the foucaultian idea on the Friendship, that applied in the educative field, it could give origin to new ethics of being together between professors and pupils, capable to reduce the inevitable relations of Power to a minimum amount of domain, a pedagogical contract that would rescue the school while public space, although the relations of Power, where a new way to teach and to learn could be reinvented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de segundo graupor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.titleConversas sobre ensino médio, reformas, alunos e professores : a difícil arte do encontro.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6por
dc.description.resumoTrabalho realizado em escola de ensino médio, em cidade de médio porte, do interior paulista, procura compreender as dificuldades enfrentadas, a partir da ótica dos professores. Como pano de fundo temos a pretendida reforma do ensino médio e o projeto de capacitação, em serviço e à distância, intitulado Ensino Médio em Rede. Por meio das falas dos professores, em um momento de particular dificuldade da escola onde se deu a pesquisa, procura-se registrar e compreender os embates, as linhas de afastamento e as linhas de confluência que se estabelecem entre o discurso oficial dos reformadores e o discurso dos supostos implementadores da reforma, oficialmente proposta. Em meio aos questionamentos,professores interpretam e reinterpretam, discutem e rediscutem, constroem, desconstroem e reconstroem os conhecimentos sobre o que entendem ser a melhor forma de cumprir o que julgam ser o seu papel social. Trata-se de cartografar um processo de conversação como forma de aliar conversa + ação. Reflexões baseadas em referencial teórico de Michel Foucault procuram compreender as relações entre o Sujeito, Ser/Saber, Ser/Poder, Poder/Saber e Ser/Consigo. Ao final, a pesquisadora propõe a idéia foucaultiana sobre a Amizade, que aplicada ao campo educativo, poderia dar origem a uma nova ética de convivência entre professores e alunos, capaz de reduzir as inevitáveis relações de poder a uma mínima quantidade de domínio, um contrato pedagógico que resgataria a escola enquanto espaço público onde, apesar das relações de poder, poder-se-ia reinventar a forma de ensinar e aprender.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5795828483983162por


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