dc.contributor.author | Abdalla, Vilma | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:35:30Z | |
dc.date.available | 2007-05-30 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:35:30Z | |
dc.date.issued | 2007-02-27 | |
dc.identifier.citation | ABDALLA, Vilma. Conversas sobre ensino médio, reformas, alunos e professores : a difícil arte do encontro.. 2007. 161 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2188 | |
dc.description.abstract | This study carried through in school of average education, in city of average
transport, of the São Paulo interior. It looks for to understand the faced difficulties, from the
optics of the professors. As cloth of deep we have the intended reform of average education
and the project of qualification on service and in long-distance, entitled Average Education
in Net. By means of the professors speech, at a moment of particular difficulty of the school
where was gave the research, it is intended to register and to understand the strikes, the
lines of removal and the lines of confluence which is established between the official
speech of the reformators and of the presumptions of the implementors of the reform
proposal. In way to the questionings, professors interpret and reinterpret, they argue and
they rediscuss, they construct, they desconstruct and they reconstruct the knowledge on
what they understand to be the best form to fulfill what they judge to be their social paper.
It is treated to cartography a conversational process as form to unite colloquy and action.
Reflections based on theoretical references of Michel Foucault look for to understand the
relations among the Subject, To be/To know, To be/Power, Power/To know, and To
be/myself . To the end, the researcher considers the foucaultian idea on the Friendship, that
applied in the educative field, it could give origin to new ethics of being together
between professors and pupils, capable to reduce the inevitable relations of Power to a
minimum amount of domain, a pedagogical contract that would rescue the school while
public space, although the relations of Power, where a new way to teach and to learn could
be reinvented. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de segundo grau | por |
dc.subject | Reforma do ensino | por |
dc.subject | Professores e alunos | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.title | Conversas sobre ensino médio, reformas, alunos e professores : a difícil arte do encontro. | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Abramowicz, Anete | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6 | por |
dc.description.resumo | Trabalho realizado em escola de ensino médio, em cidade de médio porte, do
interior paulista, procura compreender as dificuldades enfrentadas, a partir da ótica dos
professores. Como pano de fundo temos a pretendida reforma do ensino médio e o projeto
de capacitação, em serviço e à distância, intitulado Ensino Médio em Rede. Por meio das
falas dos professores, em um momento de particular dificuldade da escola onde se deu a
pesquisa, procura-se registrar e compreender os embates, as linhas de afastamento e as
linhas de confluência que se estabelecem entre o discurso oficial dos reformadores e o
discurso dos supostos implementadores da reforma, oficialmente proposta. Em meio aos
questionamentos,professores interpretam e reinterpretam, discutem e rediscutem,
constroem, desconstroem e reconstroem os conhecimentos sobre o que entendem ser a
melhor forma de cumprir o que julgam ser o seu papel social. Trata-se de cartografar um
processo de conversação como forma de aliar conversa + ação. Reflexões baseadas em
referencial teórico de Michel Foucault procuram compreender as relações entre o Sujeito,
Ser/Saber, Ser/Poder, Poder/Saber e Ser/Consigo. Ao final, a pesquisadora propõe a idéia
foucaultiana sobre a Amizade, que aplicada ao campo educativo, poderia dar origem a uma
nova ética de convivência entre professores e alunos, capaz de reduzir as inevitáveis
relações de poder a uma mínima quantidade de domínio, um contrato pedagógico que
resgataria a escola enquanto espaço público onde, apesar das relações de poder, poder-se-ia
reinventar a forma de ensinar e aprender. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5795828483983162 | por |