Show simple item record

dc.contributor.authorCesário, Marilene
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:31Z
dc.date.available2008-05-08
dc.date.available2016-06-02T19:35:31Z
dc.date.issued2008-03-07
dc.identifier.citationCESÁRIO, Marilene. Formação de professores de educação física da Universidade Estadual de Londrina : tradução do projeto curricular pelos professores. 2008. 235 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2198
dc.description.abstractThe curricular reformulation process which is established for every graduation course at National institutions of Higher Education, has the instructions for these curricular modifications in the National Curriculum Guideline CP01 and CP02 of 2002. Considering the course of Physical Education at UEL as a reference, we can realize that the curricular project of this course was installed in 2005 and it treats specifically the Physical Education teacher s education Licentiate degree. Recognizing the importance of the initial formation's task at teachers' professionalization and knowing that the possible changes in school institutions depend on this initial formation, this inquiry intend to analyze how teachers of the Physical Education course have translated the principles and guidelines which direct this curricular project into pedagogic practice. The main issue in this inquiry is teachers educators, because when they propose and resolve changes in the teachers' formation, they are also involved in a learning process and professional development. The specific elaborated goals were the following: a) Identify and analyze boundaries, challenges and difficulties found by teachers during the curricular project establishment; b) Describe and analyze teachers' initial learning derived from the curricular project establishment based on the perspective of the participant teachers; c) Identify, based on the narrative of the interviewee, that knowledge is recognized as important for the Physical Education teachers' education. We voted for a narrative inquisition in the current study, because it is understood that it characterizes the human experience phenomenon which is built during personal and professional life. A Semi-structured Interview was taken as a source for the data collection. This Interview was made with a teacher group that took part in the first year-Licensure establishment UEL (2005). Also, a Thematic Analysis was taken to treat and analyze the collected data. The results have showed the necessity for an association between school institution and university as one of the possibilities of teachers' professional development. The initial formation must approach the educative practice into school and must become an investigation field in a process of collaboration among different professionals.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCurrículos - mudançapor
dc.subjectAprendizagem profissional da docênciapor
dc.titleFormação de professores de educação física da Universidade Estadual de Londrina: tradução do projeto curricular pelos professorespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786679T6por
dc.description.resumoO processo de reformulação curricular, estabelecido para todos os cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, tem nas Diretrizes Curriculares Nacionais CP01 e CP02 de 2002 as orientações para essas modificações curriculares. Tomando como referência o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, o projeto curricular elaborado foi implantado no ano de 2005, tratando, especificamente, da formação de professores de Educação Física Licenciatura. Reconhecendo a importância do papel desempenhado pela formação inicial para a profissionalização dos professores e tendo em vista que dependerá dela também as possíveis mudanças ocorridas nas escolas, esta investigação pretende analisar como os professores do curso de Educação Física traduziram em práticas pedagógicas os princípios e diretrizes orientadoras desse projeto curricular. O foco da investigação centrou-se nos professores formadores, pois, ao proporem e determinarem modificações para a formação docente, também estarão envolvidos num processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os objetivos específicos elaborados foram: a) Identificar e analisar limites, desafios e dificuldades encontrados pelos professores durante a implantação do projeto curricular; b) Descrever e analisar aprendizagens iniciais da docência decorrentes da implantação do projeto curricular, sob a perspectiva dos professores envolvidos; c) Identificar, a partir das narrativas dos entrevistados, que saberes são reconhecidos como importantes para a formação de professores de Educação Física. Elegeu-se para o presente estudo a pesquisa narrativa, visto que ela é compreendida como uma forma de caracterizar o fenômeno da experiência humana, construída ao longo da vida pessoal e profissional. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados a Entrevista Semi-Estruturada, realizada com um grupo de professores que atuaram no 1o ano de implantação do curso de Licenciatura UEL (ano letivo de 2005) , e para tratamento e análise dos dados coletados recorreu-se à Análise Temática. Os resultados sinalizaram a necessidade de parcerias entre a escola e a universidade como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional dos professores. A formação inicial deve aproximar-se das práticas educativas realizadas no interior das escolas, e, num processo de colaboração entre os diferentes profissionais, tornar-se um campo de investigação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3317859231163538por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record