Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Márcio Antônio
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:35Z
dc.date.available2009-11-12
dc.date.available2016-06-02T19:35:35Z
dc.date.issued2008-06-12
dc.identifier.citationSILVA, Márcio Antônio. A formação dos professores no curso normal superior na perspectiva pós-LDBEN : um balanço crítico. 2008. 194 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2221
dc.description.abstractThe purpose of this study is to examine the participation of the State University of Montes Claros (UNIMONTES) in the context of education policies of the country as regards its participation and proposition of training teachers in the Superior Normal mode in the post- LDBEN. Delineamos object of study as the training of teachers of the course Normal Superior / Modular offered by UNIMONTES. I reviewed the theoretical assumptions and economic education in the proposals of neoliberal Miltom Friedrick Hayek and Friedman. This study if it bases on the contributions of Karl Marx. The methodology is guided by qualitative research-quantitative, combining data: questionnaires, interviews, official documents of the course Normal Superior, matches of students and production of texts. The considerations possible, this research is that UNIMONTES, contributed to the access of a significant contingent of teachers of elementary school, following the decisions of LDBEN 9394/96. However, the university changes its role in training teachers when relegates to the background the course of teaching that has historical tradition in the training of professional education in the north of Minas.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectLei de diretrizes e bases da educação nacionalpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectLaw of guidelines and basis of educationeng
dc.titleA formação dos professores no curso normal superior na perspectiva pós-LDBEN : um balanço críticopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar a participação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no contexto das políticas de educação do país, no que se refere a sua participação e proposição de programas de formação de professores na modalidade Normal Superior no cenário pós-LDBEN. Delineamos como objeto de estudo a formação de professores do curso Normal Superior/Modular oferecido pela UNIMONTES. Analiso a origem da universidade, crises, tensões e desafios para preservar sua identidade e as repercussões históricas na universidade contemporânea no Brasil. A metodologia orientou-se pela pesquisa qualitativo-quantitativa, conjugando os dados: questionários, entrevistas, documentos oficiais do curso Normal Superior, correspondências de alunos e produção de textos. As considerações possíveis, a partir desta investigação, é a de que a UNIMONTES contribuiu com o acesso de um contingente significativo de professores do ensino fundamental, obedecendo às determinações da LDBEN 9394/96. Entretanto, a universidade altera o seu papel na formação de professores quando o relega a segundo plano o curso de Pedagogia, que tem tradição histórica na formação de profissionais da educação no norte de Minas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5321152681288620por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record