Show simple item record

dc.contributor.authorMigliorança, Fernanda
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:38Z
dc.date.available2010-04-13
dc.date.available2016-06-02T19:35:38Z
dc.date.issued2010-02-19
dc.identifier.citationMIGLIORANÇA, Fernanda. Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes. 2010. 349 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2236
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the learning of three beginner teachers during the participation in the Mentorship Program of UFSCar's Portal Teachers. This program was designed to understand and implement processes for professional develop- ment of teachers by through the online interaction between beginner teachers - up to 5 years of career - who teach in grades of elementary school and experienced and successful teachers (the mentors). The theoretical references involve the beginning of the teaching profession; the dilemmas faced by novices, professional development in teaching, with the expectation that teacher training is incessant and that there are di®erent sources of learning how to teach, to build a solid knowledge base and to assist them in their decision-making as a teacher, the career stages, speci¯cally, studies on the period of em- ployability, the di±culties and the initial learning; mentoring opportunities and support for beginners, favoring the presence and professional development and distance learning as a tool for training of mentors and beginning teachers. The research undertaken was qualitative, with descriptive and analytical speci¯city. Data were collected in the area of mentor and novice relationship at the Mentorship Program environment, organized in three case studies. The results point to many dilemmas, di±culties and anxiety present during the teaching initiation. Beginning teachers are insecure about their performance, they can not easy cope with the practice challenges and school rules required, they need to be supported by someone more experienced and successful.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectPrograma de mentoriapor
dc.subjectProfessores iniciantespor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectMentorship programeng
dc.subjectNew teacherseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectDistance learningeng
dc.titlePrograma de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782857A1por
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é analisar as aprendizagens de três professoras iniciantes durante a participacão no Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCar. Este Programa tinha como objetivo conhecer e implementar processos de desenvolvimento profissional de professores por meio da interação online entre professoras iniciantes - com até 5 anos de carreira - que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental e professoras experientes, consideradas bem sucedidas (as mentoras). As referências teóricas envolvem o início da carreira docente; os dilemas vividos pelos professores iniciantes; o desenvolvi- mento profissional na docência, na perspectiva de que a formação docente é permanente e que há diferentes fontes de aprendizagem da docência; a construção de uma base de conhecimento sólida e que auxilie o professor em suas tomadas de decisões na atividade docente; as fases da carreira, especificamente, os estudos sobre o período de inserção profissional, as dificuldades e as aprendizagens iniciais; programas de mentoria como possibilidades de apoio aos iniciantes, favorecendo a permanência e o aprimoramento profissional e a educação online como ferramenta para a formação de mentores e professores iniciantes. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa, com especificidade descritivo-analítica. Os dados foram coletados no espaço de relacionamento da mentora e sua iniciante, no ambiente do Programa de Mentoria e organizados na forma de três estudos de casos. Os resultados apontam para muitos dilemas, dificuldades e ansiedade presentes no período de iniciação µa docência. Os professores iniciantes sentem-se inseguros com sua atuação, não conseguem enfrentar com tranqüilidade os desafios que a prática e as regras escolares lhes impõem e necessitam de ser amparados, por alguém mais experiente e bem sucedido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9218253421106800por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record