Show simple item record

dc.contributor.authorBarros, Aparecida Maria Almeida
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:38Z
dc.date.available2010-05-12
dc.date.available2016-06-02T19:35:38Z
dc.date.issued2010-03-11
dc.identifier.citationBARROS, Aparecida Maria Almeida. No altar e na sala de aula : vestígios da catequese e educação franciscanas no sudeste goiano (1944-1963). 2010. 466 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2240
dc.description.abstractThe survey, whose object throve institutional relations of church and society mediated by education, aimed to examine the remains of catechesis and education materialized in the Franciscan parish schools established in Goias in the first half of the twentieth century. These institutions intregraram Franciscan missionary project of two American religious orders: the Friars Minor (1944) and the Sisters of Allegany (1946). The theoretical assumptions of cultural studies and historical research located in the field of educational institutions guided search fundamentals. The research methodology documentation, which was essentially the basis for the analysis of empirical data. The specific object of catechesis, education and society, had the contribution of sociological theory and historical interpretation for the variables of social and economic context in which they entered the missionary and educational analyzed. Among the findings from the route and analysis, remains indicated that the Catechesis and Education Taught at the altar and in the classroom, they would have supported the project of evangelization and sacralization, strengthening the movement for renewal of the Roman Church and the new Christianity in Brazil . Uniquely, the consolidation of the Franciscan missionary work led to the syncretism of religious practices and the likely eclecticism of pedagogical practices and school strongly marked by active methods, in contrast to the structure and format of traditional religious order. The originality with the Franciscans not only spread their missionary project also defined as agreements and mediations with local realities, through the educational and catechetical work, resulted in the demarcation of spaces and competitors alike and the coexistence of the diverse.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolas católicaspor
dc.subjectCatequese - Igreja Católicapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectOrdem dos franciscanospor
dc.subjectReligião - sociedadepor
dc.subjectCatequese e educaçãopor
dc.subjectEscolas paroquiaispor
dc.subjectIgreja e sociedadepor
dc.subjectCatechesis and educationeng
dc.subjectParochial schoolseng
dc.subjectChurch and societyeng
dc.titleNo altar e na sala de aula : vestígios da catequese e educação franciscanas no sudeste goiano (1944-1963)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoA pesquisa, cujo objeto vicejou as relações institucionais da igreja e sociedade mediadas pela educação, teve por objetivo analisar os vestígios da catequese e da educação franciscanas materializadas nas escolas paroquiais criadas em Goiás na primeira metade do século XX. Estas instituições intregraram o projeto missionário franciscano de duas ordens religiosas americanas: os Frades Menores (1944) e as Irmãs de Allegany (1946). Os pressupostos teóricos dos estudos culturais e da pesquisa histórica situada no campo das instituições escolares orientaram os fundamentos da pesquisa. A metodologia da pesquisa documental foi, essencialmente, a base para o levantamento dos dados empíricos. As especificidades do objeto catequese-educação-sociedade, tiveram o aporte da teoria sociológica e histórica para a interpretação das variáveis do contexto social e econômico no qual se inseriu a obra missionária e educativa analisada. Dentre os achados resultantes do percurso e das análises, os vestígios indicaram que a Catequese e a Educação ministradas no altar e na sala de aula, teriam sustentado o projeto de evangelização e sacralização, fortalecendo o movimento de renovação da Igreja romana e da nova cristandade no Brasil. De modo singular, a consolidação da obra missionária franciscana levou ao sincretismo das práticas religiosas e no provável ecletismo de práticas pedagógicas e escolares fortemente marcadas por métodos ativos, contrastando com a estrutura e o formato tradicional da ordem religiosa. A originalidade com que os franciscanos não apenas disseminaram o seu projeto missionário como também definiram acordos e mediações com a realidade local, por meio das ações educativas e catequéticas, resultaram na demarcação de espaços concorrentes e similares e na coexistência do diverso.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1742823730701223por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record