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dc.contributor.authorGonçalves, Ademir Nunes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:39Z
dc.date.available2010-05-24
dc.date.available2016-06-02T19:35:39Z
dc.date.issued2010-03-03
dc.identifier.citationGONÇALVES, Ademir Nunes. Uma análise das políticas educacionais do Paraná nas décadas de 1980 e 1990. 2010. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2246
dc.description.abstractCet article analyse l'idéologie du développement et son influence sur les politiques éducatives du Paraná dans les années 1980 et 1990 et leurs implications, en cherchant à comprendre la question, les hypothèses historiques, politiques et sociaux. L'enquête a montré que l'influence du cachet international et les structures économiques du gouvernement de l'État a contribué à l'organisation et la mise en oeuvre des actions éducatives, ainsi que le Mars national au nom de la démocratisation du pays a contribué à la création d'un intérêt de l'éducation politiques, économiques et de développement Parana. L'étude a porté sur quatre administrations de l'Etat qui ont été relevés dans les décennies: José Richa (PMDB), Alvaro Dias (PMDB), Roberto Requião (PMDB) et Jaime Lerner (PDT / PFL), où les principales politiques et les actions survenus dans les domaines éducatif répercussions et une influence à ce jour. Toutes les questions examinées étaient principalement subventionnés par les auteurs des études portent sur l'histoire de l'éducation Parana et les politiques éducatives du Paraná, ainsi que des documents officiels, basés sur le matérialisme historique.fra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectEducação - Paranápor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleUma análise das políticas educacionais do Paraná nas décadas de 1980 e 1990por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoNeste trabalho, analiso o ideário desenvolvimentista e sua influência nas políticas educacionais do Paraná nas décadas de 1980 e 1990 e suas implicações, buscando para compreender a temática, pressupostos históricos, políticos e sociais. A pesquisa realizada mostrou que a influência das agências internacionais de cunho econômico e as estruturas do governo estadual contribuíram para a organização e aplicação de ações educacionais, como também a marcha nacional em nome da redemocratização do país contribuiu para a configuração de uma educação voltada aos interesses políticos, econômicos e desenvolvimentistas do Paraná. O estudo se concentrou em quatro gestões estaduais que ocorreram nas décadas referidas: José Richa (PMDB), Álvaro Dias (PMDB), Roberto Requião (PMDB) e Jaime Lerner (PDT/PFL), onde as principais políticas e ações no meio educacional ocorreram repercutindo e influenciando até os nossos dias. Todas as questões analisadas foram subsidiadas principalmente por autores com estudos voltados à história da educação paranaense e das políticas educacionais do Paraná, como também documentos oficiais, tendo como base o materialismo histórico.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2929049813970810por


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