Show simple item record

dc.contributor.authorTavares, Sérgio Marcus Nogueira
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:43Z
dc.date.available2012-04-11
dc.date.available2016-06-02T19:35:43Z
dc.date.issued2012-02-02
dc.identifier.citationTAVARES, Sérgio Marcus Nogueira. As universidades confessionais brasileiras e as reformas da educação superior da década de 1990. 2012. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2269
dc.description.abstractThis study has as an objective to examine the consequences of higher education amendments and the institutional transformations it has been suffering in this scenery. It was collected data from four institutions that act in the state of São Paulo, from which two are confessional universities with a historical presence on this sector and the other two are from the business segment that came from the educational amendments and have expanded from it. It has been used the concepts of substantive rationality and formal rationality of economic ends from Max Weber in order to analyze the researched data from the universities, gathered as the following: the concept of university and the academic, management, the economic-financier concept and its relation with society. The confessional universities have became after the amendments, an alternative in crisis, in which the challenge is, from one side, to survive without surrender to the market s logic and keep its identity with no disguises, and on the other side, being acknowledged as such by public policies, in a way of assuring the conditions to act in the search of quality and relevance of Brazilian s superior education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectReformas do estadopor
dc.subjectRacionalidadepor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectUniversidade Confessionalpor
dc.subjectReformaspor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectConfessional Universityeng
dc.subjectAmendmentseng
dc.subjectRationalityeng
dc.titleAs universidades confessionais brasileiras e as reformas da educação superior da década de 1990por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Riscal, Sandra Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786623U2por
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo examinar as consequências das reformas na educação superior realizadas na década de 1990 na identidade e gestão das universidades confessionais e as transformações institucionais que vêm sofrendo nesse cenário. Foram levantados dados de quatro instituições de ensino superior que atuam no estado de São Paulo, sendo duas universidades confessionais com atuação histórica no setor e duas instituições de ensino superior do segmento particular empresarial, que surgiram e se expandiram após as referidas reformas. São utilizadas as categorias racionalidade substantiva e racionalidade formal de fins econômicos de Max Weber para a análise dos dados pesquisados das instituições, assim agrupados: concepção de universidade e do acadêmico, gestão, concepção econômico-financeira e relação com a sociedade. As universidades confessionais se tornam, após as reformas, uma alternativa em crise, cujo desafio passa a ser, de um lado, sobreviver sem se render à lógica do mercado e manter sua identidade sem disfarces e, por outro lado, serem reconhecidas como tal pelas políticas públicas, de modo a lhes assegurar condições para atuarem na busca de qualidade e relevância do ensino superior no Brasil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6589315109147100por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record