dc.contributor.author | Calabresi, Luis Henrique de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:35:55Z | |
dc.date.available | 2014-07-07 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:35:55Z | |
dc.date.issued | 2014-02-21 | |
dc.identifier.citation | CALABRESI, Luis Henrique de Freitas. A educação em dois impérios: um estudo da obra de Machado de Assis e de Dostoiévski. 2014. 226 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2337 | |
dc.description.abstract | This study aims at analyzing the existence of educational elements in common between Brazil and Russia during the 19th century through the reading of literary works by Machado de Assis and Fyodor Dostoevsky. Research publications in the area of History, in broader terms, and in the area of the History of Education, specifically, concerning these two countries and this period were used, as well as the literary criticism which can contribute to clarify historical connections in the literary works by our selected authors. Many aspects in common were found in the Brazilian and the Russian education in the 19th century, such as, for example, the educational institutions strong elitist emphasis, a connection between higher education and social prestige, and a critical perspective by Machado de Assis and Fyodor Dostoevsky towards the intense influx of European ideas and models in Brazil and in Russia in this period, among which we emphasize the educational aspects. Systematic education, brought from Europe to Brazil and Russia, were contradictory elements in these two countries. On the one hand the schooling initiatives were necessary to the modernizing processes in these societies. On the other hand, there was a series of social distortions and incompatibilities resulting from their adoption. Both of our selected authors maintained similar stances regarding this subject, focusing on criticism towards the adoption of European educational models in their countries. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - história | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Rússia | por |
dc.subject | History of Education | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.title | A educação em dois impérios: um estudo da obra de Machado de Assis e de Dostoiévski | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6 | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como finalidade analisar a existência de elementos educacionais em comum entre o Brasil e a Rússia durante o século XIX por meio da leitura de obras literárias de Machado de Assis e de Fiódor Dostoiévski. Também foram utilizadas como fontes produções da área de História, em caráter mais amplo, e de História da Educação, especificamente, referentes a estes países e a este período, como também foram incluídas obras da área de crítica literária que contribuem para a elucidação de mediações de contexto histórico dos textos literários dos dois autores selecionados. Foram encontrados diversos pontos em comum na educação do Brasil e da Rússia no século XIX, como, por exemplo, um forte caráter elitista das instituições escolares, um vínculo entre formação educacional e prestígio social, e visões críticas por parte de Machado de Assis e de Fiódor Dostoiévski acerca da entrada intensa de ideias e modelos europeus no Brasil e na Rússia deste período, dentre os quais destacamos as vertentes educacionais. A educação sistematizada, trazida da Europa para o Brasil e para a Rússia, constituía elementos contraditórios nestes países, pois ao passo que as iniciativas de escolarização formal eram necessárias à modernização destas sociedades, havia uma série de distorções e incompatibilidades sociais decorrentes de sua adoção. Os dois autores literários selecionados sustentaram posicionamentos semelhantes em relação a esta problemática, centrados na crítica ao uso de modelos educacionais europeus em seus países. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8316558470130733 | por |