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dc.contributor.authorLima, Elianeide Nascimento
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:56Z
dc.date.available2014-08-05
dc.date.available2016-06-02T19:35:56Z
dc.date.issued2014-02-28
dc.identifier.citationLIMA, Elianeide Nascimento. Políticas públicas para a educação do campo no estado de São Paulo: impactos, repercussões, contradições e perspectivas. 2014. 269 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2344
dc.description.abstractThis thesis aimed to understand the relationships between State and public policies for Field Education, and how they are implemented in the State of São Paulo in Brazil. To do so, it was made an incursion into the State theories on Marx and Gramsci in order to make a counterpoint to the capitalist model of State, specifically in its neoliberal strand. In addition, it was investigated how Education policies have been established in our country, identifying the appointments in the present neoliberal policies within federal level, and how the State of São Paulo has dealt both with the prescribed education policies of the federal Government, as well as how it has been dealing with education and field education. It was necessary search for official documents and scientific productions about those topics, as well as interviewing educators (teachers, coordinators, municipal secretaries of education, in the State of São Paulo) in order to understand the impact of federal public policies for field education on the field education in the State of São Paulo in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectPublic policies in educationeng
dc.subjectField educationeng
dc.titlePolíticas públicas para a educação do campo no estado de São Paulo: impactos, repercussões, contradições e perspectivaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoA presente tese teve por objetivo entender as relações entre Estado e políticas públicas de Educação do Campo, e como essas são implementadas no estado de São Paulo. Para tanto, foi feito uma incursão pela teoria de Estado em Marx e Gramsci a fim de fazer um contraponto ao modelo capitalista de Estado, especificamente em sua vertente neoliberal. Além disso, investigou-se como as políticas em Educação vêm se constituindo em nosso país, identificando os compromissos neoliberais nas atuais políticas no âmbito federal, e como o estado de São Paulo tem lidado tanto com as políticas de educação advindas do governo federal, quanto como tem lidado com a educação e a educação no campo. Fez-se necessário pesquisar documentos oficiais e produções científicas acerca desses assuntos, bem como entrevistar educadores (professores, coordenadores, secretários municipais de educação, no estado de São Paulo) a fim de entender o impacto das políticas públicas federais de Educação do Campo sobre a educação no campo do estado de São Paulo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0048667138672327por


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