dc.contributor.author | Santos, Ademir Valdir dos | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:36:03Z | |
dc.date.available | 2005-07-25 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:36:03Z | |
dc.date.issued | 2003-05-12 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ademir Valdir dos. Grandeza pelo trabalho: formação de trabalhadores e cultura do trabalho em Jaraguá do Sul.. 2003. 277 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2379 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Pessoa - trabalho | por |
dc.subject | Trabalhadores | por |
dc.title | Grandeza pelo trabalho: formação de trabalhadores e cultura do trabalho em Jaraguá do Sul. | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Buffa, Ester | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788831T4 | por |
dc.description.resumo | Diante das contemporâneas modificações do mundo do trabalho, a comunidade científica tem se dedicado ao estudo de características econômicas, políticas, sociais e culturais relacionadas à contínua mudança nas relações sociais de produção. O estudo dos processos de formação dos trabalhadores nesse panorama configura a problemática abordada nesta tese. Especificamente, se pretende conhecer qual a influência da família, da escola, da religião e da experiência de trabalho na trajetória formativa dos sujeitos. Para atingir os objetivos propostos,
admite-se como critério determinante da opção metodológica que os instrumentos utilizados na investigação devem permitir aos trabalhadores envolvidos na pesquisa a expressão de suas óticas particulares sobre os próprios processos de
formação. Foi elaborado um questionário contendo questões que identificam aspectos do perfil sociográfico dos respondentes e um conjunto de quatro escalas de medidas de atitudes que os respondentes associam às influências institucionais
recebidas. As conclusões obtidas apontam a maior importância atribuída pelos trabalhadores às habilidades de origem ético-moral do que àquelas empíricocientíficas, o que serve para a defesa do argumento de que a ações da família, da escola, da religião e da experiência de trabalho interferem tanto nos processos de formação dos trabalhadores como na elaboração e manutenção de uma cultura do trabalho local. Comparada a ótica dos trabalhadores com aquela dos pesquisadores, se podem localizar convergências e divergências quanto à natureza das aprendizagens que o ser humano constrói a partir das ações institucionalizadas e às habilidades requisitadas dos trabalhadores em função dos conteúdos de seu
trabalho. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |