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dc.contributor.authorSantos, Ademir Valdir dos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:36:03Z
dc.date.available2005-07-25
dc.date.available2016-06-02T19:36:03Z
dc.date.issued2003-05-12
dc.identifier.citationSANTOS, Ademir Valdir dos. Grandeza pelo trabalho: formação de trabalhadores e cultura do trabalho em Jaraguá do Sul.. 2003. 277 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2379
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectPessoa - trabalhopor
dc.subjectTrabalhadorespor
dc.titleGrandeza pelo trabalho: formação de trabalhadores e cultura do trabalho em Jaraguá do Sul.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Buffa, Ester
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788831T4por
dc.description.resumoDiante das contemporâneas modificações do mundo do trabalho, a comunidade científica tem se dedicado ao estudo de características econômicas, políticas, sociais e culturais relacionadas à contínua mudança nas relações sociais de produção. O estudo dos processos de formação dos trabalhadores nesse panorama configura a problemática abordada nesta tese. Especificamente, se pretende conhecer qual a influência da família, da escola, da religião e da experiência de trabalho na trajetória formativa dos sujeitos. Para atingir os objetivos propostos, admite-se como critério determinante da opção metodológica que os instrumentos utilizados na investigação devem permitir aos trabalhadores envolvidos na pesquisa a expressão de suas óticas particulares sobre os próprios processos de formação. Foi elaborado um questionário contendo questões que identificam aspectos do perfil sociográfico dos respondentes e um conjunto de quatro escalas de medidas de atitudes que os respondentes associam às influências institucionais recebidas. As conclusões obtidas apontam a maior importância atribuída pelos trabalhadores às habilidades de origem ético-moral do que àquelas empíricocientíficas, o que serve para a defesa do argumento de que a ações da família, da escola, da religião e da experiência de trabalho interferem tanto nos processos de formação dos trabalhadores como na elaboração e manutenção de uma cultura do trabalho local. Comparada a ótica dos trabalhadores com aquela dos pesquisadores, se podem localizar convergências e divergências quanto à natureza das aprendizagens que o ser humano constrói a partir das ações institucionalizadas e às habilidades requisitadas dos trabalhadores em função dos conteúdos de seu trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor


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