Show simple item record

dc.contributor.authorShimizu, Rita de Cassia Gromoni
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.available2007-10-18
dc.date.available2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.issued2006-05-04
dc.identifier.citationSHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390
dc.description.abstractThe present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente , that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP, approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro city. The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? In a review of literature it were searched works about Distance Environmental Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume. The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their teaching practice and professional development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleEducação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hartwing, Dácio Rodney
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar se o projeto-piloto do Curso Consumo Sustentável / Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente atingiu os resultados esperados quando de sua proposição. O curso foi oferecido, em 2005, na modalidade a distância, a professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando Grizzi , localizada na periferia de Rio Claro - SP, sob a coordenação da Profa.Dra. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e ministrado pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), criado através de Convênio entre o MEC e a UNESP, em 2004. Como parte integrante da metodologia dessa pesquisa, foram utilizados os três questionários, as tarefas, a observação da aula e a narrativa que constavam das atividades do curso e um outro questionário elaborado por essa pesquisadora com a finalidade de responder à seguinte questão: Como os professores do Ensino Fundamental avaliam a participação no curso piloto Consumo Sustentável/Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? Os referenciais bibliográficos sobre Educação Ambiental, Educação a Distância e Formação de Professores embasaram a categorização e análise dos dados. Na revisão da literatura, foram consultados trabalhos que apresentaram os resultados das mais diversas pesquisas, sendo que nenhum deles teve como foco principal a avaliação da participação de professores do ensino fundamental em um curso de formação continuada, na modalidade a distância, que tratasse de um tema de fundamental importância na educação ambiental: o consumo sustentável. Os resultados obtidos apontaram a necessidade de reformulações de alguns aspectos do projeto-piloto, para os futuros cursos. Contudo, os professores que finalizaram o curso alcançaram resultados positivos no que diz respeito à formação, à prática pedagógica e ao desenvolvimento profissional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record