dc.contributor.author | Shimizu, Rita de Cassia Gromoni | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:38:44Z | |
dc.date.available | 2007-10-18 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:38:44Z | |
dc.date.issued | 2006-05-04 | |
dc.identifier.citation | SHIMIZU, Rita de Cassia Gromoni. Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente.. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2390 | |
dc.description.abstract | The present research analysed the results of the distance pilot-course Consumo
Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ,
that it was proposed by CECEMCA, through the accord between MEC and UNESP,
approved in 2004 and offered to teachers in a public elementary school in the Rio Claro
city.
The methodology consisted on analyzing three questionnaires, the homeworks, the
observed class and the narrative, besides another questionary developed to answering
the following question: How the Basic Education´s teachers evaluated their
participation on the distance pilot-course Consumo Sustentável/Consumo
Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ?
In a review of literature it were searched works about Distance Environmental
Education, but it were not found papers that focused Sustainable Consume.
The results proved that it is necessary to reformulate some aspects to the next
courses. However, in the teachers´ point of view, the course contributed to their
teaching practice and professional development. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.title | Educação a distância na formação de professores: o curso-piloto "Consumo Sustentável/Consumo Responsável - desenvolvimento, cidadania e meio ambiente. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Hartwing, Dácio Rodney | |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar se o projeto-piloto do Curso
Consumo Sustentável / Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio
ambiente atingiu os resultados esperados quando de sua proposição. O curso foi
oferecido, em 2005, na modalidade a distância, a professores da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Armando Grizzi , localizada na periferia de Rio Claro - SP, sob a
coordenação da Profa.Dra. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e ministrado pelo
Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental
(CECEMCA), criado através de Convênio entre o MEC e a UNESP, em 2004. Como
parte integrante da metodologia dessa pesquisa, foram utilizados os três
questionários, as tarefas, a observação da aula e a narrativa que constavam das
atividades do curso e um outro questionário elaborado por essa pesquisadora com a
finalidade de responder à seguinte questão: Como os professores do Ensino
Fundamental avaliam a participação no curso piloto Consumo Sustentável/Consumo
Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente ? Os referenciais
bibliográficos sobre Educação Ambiental, Educação a Distância e Formação de
Professores embasaram a categorização e análise dos dados. Na revisão da literatura,
foram consultados trabalhos que apresentaram os resultados das mais diversas
pesquisas, sendo que nenhum deles teve como foco principal a avaliação da
participação de professores do ensino fundamental em um curso de formação
continuada, na modalidade a distância, que tratasse de um tema de fundamental
importância na educação ambiental: o consumo sustentável. Os resultados obtidos
apontaram a necessidade de reformulações de alguns aspectos do projeto-piloto, para
os futuros cursos. Contudo, os professores que finalizaram o curso alcançaram
resultados positivos no que diz respeito à formação, à prática pedagógica e ao
desenvolvimento profissional. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |