dc.contributor.author | Calzolari Neto, Anselmo João | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:38:44Z | |
dc.date.available | 2007-07-06 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:38:44Z | |
dc.date.issued | 2003-09-11 | |
dc.identifier.citation | CALZOLARI NETO, Anselmo João. O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.. 2003. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2392 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Ensino de Biologia | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.title | O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767324H6 | por |
dc.description.resumo | Esta investigação insere-se no contexto de um processo de formação continuada de
professores desenvolvido no grupo de pesquisa do Programa de Ensino do Projeto Flora
Fanerogâmica do Estado de São Paulo e objetivou analisar o desenvolvimento profissional
de uma das professoras integrantes deste grupo, constituído na cidade de São Carlos a
professora de Biologia a partir de seus relatos verbais sobre o desenvolvimento de seu
pensamento. Mais especificamente, objetivou analisar possíveis alterações na concepção e
na interpretação de sua prática pedagógica. Essas análises foram orientadas pela seguinte
questão de pesquisa: Quais as transformações na concepção e na interpretação da prática pedagógica
de uma professora, durante sua participação em um grupo de pesquisa que visou a elaboração e
implementação de uma abordagem de conteúdo integrada no Ensino Médio? A pesquisa constitui-se
em um estudo de caso, tendo como instrumentos de investigação do pensamento da
professora os seguintes materiais analisados: dois diários construídos pela professora; duas
entrevistas realizadas com a professora; uma seqüência de filmagens das reuniões semanais
do grupo de pesquisa; um relatório de atividades elaborado pela professora. Para a análise
dos resultados foi possível estabelecer alguns parâmetros para evidenciar as possíveis
transformações do seu pensamento, os focos de análise: (1) o papel do professor, (2) o
papel do aluno na aprendizagem, (3) o conhecimento escolar: conteúdo e forma e
(4) a contribuição do outro-coletivo na construção profissional: os pares e os
especialistas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp | por |