Show simple item record

dc.contributor.authorCalzolari Neto, Anselmo João
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.available2007-07-06
dc.date.available2016-06-02T19:38:44Z
dc.date.issued2003-09-11
dc.identifier.citationCALZOLARI NETO, Anselmo João. O desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.. 2003. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2392
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.titleO desenvolvimento profissional de uma professora de Biologia de um grupo de pesquisa: um estudo de caso.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767324H6por
dc.description.resumoEsta investigação insere-se no contexto de um processo de formação continuada de professores desenvolvido no grupo de pesquisa do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e objetivou analisar o desenvolvimento profissional de uma das professoras integrantes deste grupo, constituído na cidade de São Carlos a professora de Biologia a partir de seus relatos verbais sobre o desenvolvimento de seu pensamento. Mais especificamente, objetivou analisar possíveis alterações na concepção e na interpretação de sua prática pedagógica. Essas análises foram orientadas pela seguinte questão de pesquisa: Quais as transformações na concepção e na interpretação da prática pedagógica de uma professora, durante sua participação em um grupo de pesquisa que visou a elaboração e implementação de uma abordagem de conteúdo integrada no Ensino Médio? A pesquisa constitui-se em um estudo de caso, tendo como instrumentos de investigação do pensamento da professora os seguintes materiais analisados: dois diários construídos pela professora; duas entrevistas realizadas com a professora; uma seqüência de filmagens das reuniões semanais do grupo de pesquisa; um relatório de atividades elaborado pela professora. Para a análise dos resultados foi possível estabelecer alguns parâmetros para evidenciar as possíveis transformações do seu pensamento, os focos de análise: (1) o papel do professor, (2) o papel do aluno na aprendizagem, (3) o conhecimento escolar: conteúdo e forma e (4) a contribuição do outro-coletivo na construção profissional: os pares e os especialistas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record