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dc.contributor.authorMoraes, Regina Helena
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:46Z
dc.date.available2007-08-31
dc.date.available2016-06-02T19:38:46Z
dc.date.issued2006-01-24
dc.identifier.citationMORAES, Regina Helena. Nos meandros do processo de formação da identidade profissional de professoras e professores negros.. 2006. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2401
dc.description.abstractThe target of this work is to understand how the formation process of the professional identity of the black teacher is. For that, I make use of the following research question: in which circumstances black teachers build their professional identity and have it recognized? In order to find an answer to this question, this research is based on concepts like: whitening ideology; racial democracy; personal, social, ethnic, racial and professional identity formation; and, mainly, in the talk with the teachers who took part of it. Through the subjectiveness of these teachers I try to understand how their professional identity takes place and which strategies are used by them in order to have their professional value recognized in a society that preaches a supposed equality among all the citizens. Our analysis, made from a investigative position on the basis of the Phenomenology, is based on what teachers think about the ethnic and racial relations of their life experiences in family, work and classroom. So, this work intends to attract attention to the relations in the school environment, which is not free of racism, the evil that, unfortunately, permeates the society. This study tries to show what was left to see in the comprehensive description and the interpretations of the talk we had with the participants. For that, we made the following question: who are the black teachers in this research? The black teachers of this study are people to whom the family represents the point on which they rely for the construction of their values in relation to the study and work. They are people to whom the study is an open door for the world, to which they give themselves. They are readers up to some part of their lives they are self-taught. They are people who have pride of their academic formation and remain in constant update. They are people who had lived the constraint of the ethnic-racial discrimination at school or at work. They are professionals who have to show greater ability at the school environment. They are teachers who work in order to make their black pupils get a positive auto-esteem. They also work for the equality in relation to the ethnic-racial and economical-social questions. At last, they are black teachers who have got the professional recognition.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleNos meandros do processo de formação da identidade profissional de professoras e professores negros.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0por
dc.description.resumoCompreender como se dá o processo de formação da identidade profissional do professor negro constitui o cerne desse estudo. Para tal entendimento, lanço mão da questão de pesquisa: em que circunstâncias, professoras e professores negros constroem sua identidade profissional e a têm reconhecida? A fim de buscar uma resposta a tal questionamento, esta pesquisa encontrou respaldo em conceitos como: ideologia do branqueamento, democracia racial, formação de identidade pessoal, social, étnico-racial e a profissional, mas, sobretudo, nas conversas com os participantes dela, quatro professores negros. É através da subjetividade de tais professores, que busco compreender como se forma sua identidade profissional e, além disso, entender quais estratégias são utilizadas por eles para que consigam ter seu valor profissional reconhecido em uma sociedade que prega uma pretensa igualdade entre todos seus cidadãos. Todas as análises e interpretações, feitas a partir de uma postura investigativa com base na Fenomenologia, partiram daquilo que essas professoras e professores negros pensam acerca das relações étnicoraciais, de suas experiências de vida dentro da família, trabalho e da profissão docente. Assim, este trabalho pretende chamar a atenção para as relações que se encontram dentro do ambiente escolar, que não está isento do racismo, mal que, infelizmente, permeia a sociedade. Busca-se, neste estudo, por à mostra aquilo que se deixou ver na descrição compreensiva e interpretações das conversas empreendidas com os participantes. Para tanto, fez-se a pergunta, ao longo do trabalho: quem são as professoras e professores negros desta pesquisa? As professoras e professores negros deste estudo são pessoas para quem a família representa o ponto no qual eles se apóiam para construção de seus valores em relação ao estudo e ao trabalho; são pessoas para quem o estudo é um portal através do qual o mundo abre-se para elas e elas se dão a esse mesmo mundo e são agentes de seu ato de estudar; são leitores e autodidatas; são pessoas que têm orgulho de sua formação acadêmica e permanecem em constante atualização; são pessoas que vivenciaram o constrangimento da discriminação étnico-racial quer na escola, quer no trabalho; são profissionais que têm de mostrar maior competência no ambiente escolar; são professoras e professores que trabalham para que seus alunos negros tenham uma auto-estima positiva, além de também trabalharem pela igualdade em relação ás questões étnico-raciais como pelas econômico-sociais; enfim são professoras e professores negros que conseguiram o reconhecimento profissional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=T155940por


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