Show simple item record

dc.contributor.authorFraiz, Rosana Cristina Carvalho
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:46Z
dc.date.available2007-10-18
dc.date.available2016-06-02T19:38:46Z
dc.date.issued2006-09-06
dc.identifier.citationFRAIZ, Rosana Cristina Carvalho. A organização escolar em ciclos na rede municipal de Araraquara - 2001 a 2005.. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2402
dc.description.abstractThe school organization in series predominates in Brazil since 19º century and still shows its power because it´s solidified in teachers, parents and students conception. Different experiences have been introduced since 60´s decade on the attempt to break the school succession. On the 90´s decade, emerge proposals of modification in the school periods and places of which centre becomes the cycles´s formation. To describe and analyze the introduction of the school organization base don development cycles on the Araraquara´s municipal education system is necessary to retake some previous experiences and the debates that go along with the cycles and continued progression, making evident that the cycles system conflicts with the school culture strongly based on the organization in series. The new way of organization presupposes changes in the education-learning conception, the evaluation method and the proper school, showing that punctual changes isn t enough. The way how this introduction has been done in Araraquara makes evident that educational public politics depends on their real comprehension and education of their protagonists: teachers, parents and students. On the attempt of modifying the school organization present problems like a relative unsure about the school proposes and missions and the resignificance process of the teacher s role can be added to de discussion. The reflection point to some paths and sures. Paths that indicates the essential participation of whole community on the previous discussion about the introduction of the new education system, constant evaluation of the process and education to create the reflection of the theory and practice. Sures that education changes has to be understand like a transformation of ideas and practice and it can t happen suddenly and in a linear way, but it´s possible to create an another school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas - organização e administraçãopor
dc.subjectCiclospor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectCycle´s formationeng
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectSchool not in serieseng
dc.titleA organização escolar em ciclos na rede municipal de Araraquara - 2001 a 2005por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Huet, Aparecida Barco Soler
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2por
dc.description.resumoA organização escolar seriada prevalece no Brasil desde o século XIX e ainda demonstra sua força estando consolidada nas concepções de educadores, pais e alunos. Diferentes experiências tem sido implantadas desde a década de 60, buscando romper com a seriação. A partir da década de 90, surgem as propostas de alteração na organização dos espaços e tempos escolares, cujo eixo central passa a ser os ciclos de desenvolvimento ou formação humano. Para a descrição e análise da implantação da organização escolar em ciclos de formação na Rede Municipal de Araraquara são retomadas algumas experiências anteriores e as controvérsias que acompanham os ciclos e a progressão continuada, evidenciando que o sistema de ciclos entra em conflito com a cultura da escola, fortemente pautada na lógica seriada. Essa nova forma de organizar a escola implica em mudanças na maneira de conceber o processo ensino-aprendizagem, a avaliação e a própria escola, não bastando mudanças apenas pontuais. A forma como foi conduzida essa implantação em Araraquara demonstra que a efetivação de políticas públicas educacionais depende do entendimento de seu real significado e da participação e formação de seus protagonistas: educadores, pais e alunos. A essa tentativa de alterar a organização escolar acrescentam-se alguns problemas atuais como uma relativa incerteza frente a missão e finalidades da escola e um processo de ressignificação do papel dos professores. As reflexões apontam alguns caminhos e certezas. Caminhos que indicam a necessidade da participação de todos nas discussões antes da implantação de inovações; avaliação constante desse processo e formação que proporcione a reflexão das concepções que embasam a prática. A certeza de que mudanças educativas entendidas como uma transformação do nível das idéias e das práticas não são repentinas nem lineares e a convicção de que é possível criar uma "outra" escola.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record