dc.contributor.author | Bortoletto-Santos, Rita de Cássia | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:38:47Z | |
dc.date.available | 2006-11-27 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:38:47Z | |
dc.date.issued | 2006-09-15 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rita de Cássia Bortoletto. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409 | |
dc.description.abstract | The thematic of water was developed by the researcher in 2002, when
she taught Science to 5th grade students from Elementary School, in an
environmental approach. This research tried to investigate in which ways some
elements from Science Teaching may contribute to students build a critical
consciousness face to environmental problems. Our view concentrates on the
educational process, recovering the developed experience and meeting those
students again two years later, when they were on 7th grade by the time the
researcher wasn t their teacher anymore. In this way, the aim was to verify if
there were some references to the activities they experienced two years ago in
their arguments. Regarding the methodologic aspects, we opted for a qualitative
approach. To collect data we used some interviews and comprehension
activities about the thematic of water that made by those students. We tried to
analysed through theoreticals references, Paulo Freire s ideas and some
Environmental Education principles in which way we might understand, through
the students arguments, the knowledge acquisition developed according to na
environmental approach and some indictions about the building of a critical
point of view about the world. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Água | por |
dc.title | A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pierson, Alice Helena Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7 | por |
dc.description.resumo | A temática da água foi desenvolvida pela pesquisadora em 2002,
quando professora de turmas de 5ª série do Ensino Fundamental II, na
disciplina de Ciências, com uma perspectiva ambiental. Essa pesquisa
procurou investigar em que medida elementos do ensino de Ciências
estudados podem contribuir para a construção de uma consciência crítica, por
parte dos estudantes, diante de problemas ambientais. Nosso olhar fixa-se no
processo educacional desenvolvido, resgatando a própria experiência
desenvolvida e reencontrando os alunos que passaram por ela dois anos
depois (já na 7ª série e não mais alunos da pesquisadora), com o objetivo de
verificar se havia (ou não), em suas argumentações, referências às atividades
que viveram. Quanto aos aspectos metodológicos, optamos por uma
abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados,
atividades sobre a temática água, realizadas pelos sujeitos, e entrevistas.
Procuramos, através dos referenciais teóricos, as idéias de Paulo Freire e os
princípios da Educação Ambiental, analisar em que medida poderíamos inferir,
através das argumentações elaboradas pelos alunos, a apropriação dos
conhecimentos disciplinares desenvolvidos numa perspectiva ambiental e
indicações da construção de uma visão crítica do mundo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7317179543310078 | por |