Show simple item record

dc.contributor.authorBortoletto-Santos, Rita de Cássia
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.available2006-11-27
dc.date.available2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.issued2006-09-15
dc.identifier.citationSANTOS, Rita de Cássia Bortoletto. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409
dc.description.abstractThe thematic of water was developed by the researcher in 2002, when she taught Science to 5th grade students from Elementary School, in an environmental approach. This research tried to investigate in which ways some elements from Science Teaching may contribute to students build a critical consciousness face to environmental problems. Our view concentrates on the educational process, recovering the developed experience and meeting those students again two years later, when they were on 7th grade by the time the researcher wasn t their teacher anymore. In this way, the aim was to verify if there were some references to the activities they experienced two years ago in their arguments. Regarding the methodologic aspects, we opted for a qualitative approach. To collect data we used some interviews and comprehension activities about the thematic of water that made by those students. We tried to analysed through theoreticals references, Paulo Freire s ideas and some Environmental Education principles in which way we might understand, through the students arguments, the knowledge acquisition developed according to na environmental approach and some indictions about the building of a critical point of view about the world.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectÁguapor
dc.titleA temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7por
dc.description.resumoA temática da água foi desenvolvida pela pesquisadora em 2002, quando professora de turmas de 5ª série do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, com uma perspectiva ambiental. Essa pesquisa procurou investigar em que medida elementos do ensino de Ciências estudados podem contribuir para a construção de uma consciência crítica, por parte dos estudantes, diante de problemas ambientais. Nosso olhar fixa-se no processo educacional desenvolvido, resgatando a própria experiência desenvolvida e reencontrando os alunos que passaram por ela dois anos depois (já na 7ª série e não mais alunos da pesquisadora), com o objetivo de verificar se havia (ou não), em suas argumentações, referências às atividades que viveram. Quanto aos aspectos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, atividades sobre a temática água, realizadas pelos sujeitos, e entrevistas. Procuramos, através dos referenciais teóricos, as idéias de Paulo Freire e os princípios da Educação Ambiental, analisar em que medida poderíamos inferir, através das argumentações elaboradas pelos alunos, a apropriação dos conhecimentos disciplinares desenvolvidos numa perspectiva ambiental e indicações da construção de uma visão crítica do mundo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7317179543310078por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record