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dc.contributor.authorAndrés, Adriana
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.available2007-07-03
dc.date.available2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.issued2006-11-30
dc.identifier.citationANDRÉS, Adriana. Representações e experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente, Pouso Alto - MG.. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2410
dc.description.abstractConsidering the importance and necessity of developing an Environmental Education to understand the totality of the aspects that permeate the relationship between human being and nature, aiming to establish harmonical equilibrium, the present study seeks to identify the representations and experiences from a rural and scholar community about environment. This study has been developed in Pouso Alto district, Minas Gerais State(Brasil) with the participation of a rural community and about 55% of the teachers from the two local public schools in the urban area of this municipality that teach said rural students.The methodological procedure has been based in a qualitative approach, using for data raising, questionnairies applied to the teacher s group and interviews to the community. The analysis result allowed to verify that the anthropocentrical representations are more frequent among the teachers group, while naturalistic representations predominate in the students group and those that express a state of mind (feeling) are more present in the parents group. It has been verified that traditional representations of the Environmental Education, emphasizing the utilitarian perspective or as a way to the conscientization, have strong connections with the teachers environmental representations and being so, have influence on their educative practices. The interdisciplinary practices, on their turn, are not quite understood as an integrating and a team-work of the different subjects. However, it s possible to realize the teachers intention when approaching the theme in the various knowledge fields, despite students frequently points out that environmental matters are commonly discussed during Sciences or Biology classes. The environmental problems identified by both groups and the environmental changes reported by the community, frequently refer to the water diminishing and polution, the deforestation and the vegetation burning-over, very common in the urban-rural context. It has been concluded that both teachers and parents exert influence on values and ideas that permeate student s representations, indicating the necessity that education be thought under a critical perspective so as to make possible to the various groups a deeper comprehension and more effective action, essential to the environmental quality improvement.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectComunidade ruralpor
dc.titleRepresentações e experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente, Pouso Alto - MG.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767324H6por
dc.description.resumoConsiderando a importância e a necessidade do desenvolvimento da Educação Ambiental para a compreensão da totalidade dos aspectos que permeiam as relações entre os seres humanos e a natureza com o objetivo de estabelecer entre estes maior harmonia, o presente trabalho busca identificar as representações e experiências de uma comunidade rural e escolar sobre o ambiente. Este estudo foi desenvolvido no município de Pouso Alto-MG com uma comunidade rural e com aproximadamente 55% dos professores das duas escolas públicas do meio urbano deste município que lecionam aos alunos desta comunidade. O procedimento metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando para o levantamento dos dados questionários com o grupo de professores e entrevistas com a comunidade. A análise dos resultados permitiu verificar que as representações antropocêntricas são mais freqüentes entre os professores, enquanto que as representações naturalistas predominam entre os alunos e as que se traduzem como um estado de espírito (sentimento) estão mais presentes entre os pais. Verificou-se que as representações tradicionais de EA, enfatizando a perspectiva utilitarista ou conscientizadora, estão relacionadas com as representações de meio ambiente dos professores e influenciam suas práticas educativas. As práticas interdisciplinares, por sua vez, ainda são pouco compreendidas como integração e trabalho em conjunto das diferentes disciplinas. Todavia, é possível perceber a intenção dos professores em abordar a temática nas diversas áreas do conhecimento, embora os alunos freqüentemente apontem que as questões ambientais estejam sendo abordadas, na maioria das vezes, nas aulas de Ciências ou Biologia. Os problemas ambientais identificados por ambos os grupos e as mudanças no meio ambiente relatadas pela comunidade, freqüentemente referem-se à diminuição e poluição das águas, ao desmatamento e às queimadas muito comuns no contexto urbano-rural estudado.Conclui-se que, tanto os professores como os pais exercem influência nos valores e idéias que permeiam as representações dos alunos, indicando a necessidade de refletir a educação sob uma perspectiva crítica, a fim de possibilitar aos diferentes grupos uma compreensão mais profunda e ação mais efetiva, essenciais à melhoria da qualidade ambiental.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2218225799433476por


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