Show simple item record

dc.contributor.authorDerisso, José Luis
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:48Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:38:48Z
dc.date.issued2006-10-23
dc.identifier.citationDERISSO, José Luis. O ensino religioso na escola pública e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de São Paulo após a Lei nº 9475/97.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2412
dc.description.abstractThe objective of this research is to show the changes occurred in the ephistemological format of religious taught in public schools after the promulgation of law number 9475/97 that altered LDB article 33 number 9394/96; and to reveal its ideological inclination. These changes were observed specially in São Paulo state in 2001, when the state department of education regularized the subject and the Board of Education implemented in the public school system. We researched the historical development of the relations between the Church and the State in Brazil and its interference in education since Jesuit school. This historical study observed varied forms in which religion appeared in the school system and confronted them with the new form adopted in São Paulo. We crowded our historical retrospective with the elaboration process of the 1998 Constitution and LDB number 9394/96 until the definition of the 9475/97 law. Thus, we proceeded to the ephistemological analysis of two distinct materials implemented by the Board of Education as of 2002, as the subsidy to Religion teachers in the official state schools during the first two years of the implement Our analysis of the presence of Religion in the public school system settled on a theoretical and ephistemological perspective that conceives religion, religiosity and religious or clerical institutions as historical products expressing the relations people share with one another, under the determination of distinct interest presented in society. Our research noticed that the redefinition of Religious Taught shows a catholic effort in order to respond to a new reality in which religious pluralism is manifested and even more openly in Brazil. This effort gives continuance to an ecumenical line adopted by the Catholic Church in the Vatican from 1962 to 1966, and also shows, as seem in the past the pressure of the Catholic Church, now joined to other small evangelical denominations, in the sense of keeping privileges in the public system by material subsidies for its evangelical action. It shows that catholics don´t accept the lay formula as a deal which consists of recognizing the religion as a private subject to preserve the public system against possible embarrassments.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectEducação - históriapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectEnsino laicopor
dc.subjectReligious taughteng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectLay educationeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectEphistemologicaleng
dc.subjectSão Paulo stateeng
dc.titleO ensino religioso na escola pública e a epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do Estado de São Paulo após a Lei nº 9475/97por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi evidenciar as mudanças ocorridas no formato epistemológico do Ensino Religioso na escola pública após a promulgação da Lei nº. 9475/97, que alterou o artigo 33 da LDB nº. 9394/96, e desvendar a sua inclinação ideológica. Essas mudanças manifestaram-se, sobretudo, no estado de São Paulo a partir do ano de 2001 no momento em que o Conselho Estadual de Educação normatizou a matéria e a Secretaria de Educação iniciou a implantação da disciplina na rede oficial. Pesquisamos o desenvolvimento histórico da relação entre a Igreja e o Estado no Brasil e sua interferência na educação desde a escola jesuítica. Esse estudo histórico objetivou acompanhar as variadas formas através das quais a religião se fez presente no espaço escolar, para, por fim, confrontá-las com o novo formato adotado no Estado de São Paulo. Coroamos nossa retrospectiva histórica com os processos de elaboração da Constituição de 1988 e da LDB nº. 9394/96 até a definição do substitutivo que resultou na Lei 9475/97. Por fim, procedemos à análise epistemológica de dois materiais distintos implementados pela Secretaria de Educação a partir de 2002, como subsídio aos professores de Ensino Religioso nas escolas oficiais paulistas nos dois primeiros anos de implantação da disciplina. Nossa análise da presença da religião no espaço público e do Ensino Religioso na escola pública assentou-se numa perspectiva teórica e epistemológica que concebe a religião, a religiosidade e as instituições religiosas ou clericais como produtos históricos que exprimem as relações que os indivíduos travam entre si, sob a determinação dos distintos interesses existentes na sociedade de classe. Nossa pesquisa constatou que a redefinição do Ensino Religioso expressa um esforço católico de responder a uma nova realidade em que o pluralismo religioso se manifesta cada vez mais abertamente no Brasil. Esse esforço dá continuidade à linha ecumênica adotada pela Igreja Católica no Concílio Vaticano II, entre 1962 a 1966, mas expressa, assim como no passado, a pressão da Igreja Católica, agora aliada a algumas pequenas denominações evangélicas, no sentido de manter privilégios no espaço público por meio de subsídios materiais para sua ação evangelizadora. Expressa também que os católicos não aceitam a fórmula da laicidade como um acordo que consiste em reconhecer a religião como assunto privado para preservar o espaço público de possíveis constrangimentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record