dc.contributor.author | Barros, Renato Cassio Soares de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:38:48Z | |
dc.date.available | 2007-05-10 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:38:48Z | |
dc.date.issued | 2007-02-28 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Renato Cassio Soares de. Ensino do direito do trabalho : - ensino positivado e sua
perspectiva social -. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2414 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Direito - estudo e ensino | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Direito do trabalho | por |
dc.subject | Direito positivo | por |
dc.title | Ensino do direito do trabalho : - ensino positivado e sua
perspectiva social - | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tagliavini, João Virgílio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4785993Z0 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar a forma como vem sendo ensinado o
Direito do Trabalho aos alunos dos cursos de direito; se o ensino está voltado para as questões
sociais e para o processo de formação dos alunos, ou se está preso à exposição do que consta
na lei, na jurisprudência e na doutrina, sem se ater e refletir sobre os aspectos sociais de
maneira que as questões histórias, econômicas, sociais, filosóficas e políticas sejam
englobadas, fazendo, assim, com que o aluno tenha a visão de que a lei está dada, pronta e
acabada.
A tentativa de desenvolver este estudo levou à análise do surgimento do
trabalho no Brasil, passando pela escravidão até chegar ao trabalho assalariado, focando as
lutas de classes existentes entre o proletário e o capitalista e os movimentos sindicais e a
influência dos partidos políticos nesse processo dialético. O trabalho motivou, também,
leituras sobre o ensino e sobre o ensino jurídico no Brasil.
Minha atividade de docência e o contato com advogados, alunos e ex-alunos de
direito foram muito importantes para o desenvolvimento da dissertação, visto que as
incessantes reflexões, além de incutirem pesquisa e análise das condições materiais que
determinaram e determinam a regulamentação das relações jurídicas, me levaram a
compreender que o direito é a expressão do modo de produção, o que por sua vez me fez
questionar se no aluno é despertada tal visão e pensamento crítico sobre o Direito do
Trabalho.
A aplicação de questionários aos meus alunos e as leituras necessárias para o
desenvolvimento deste trabalho apontaram a necessidade de modificações na relação entre
aprendizagem e ensino do Direito do Trabalho. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1897557744040137 | por |