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dc.contributor.authorSelingardi, Sérgio Cristóvão
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:51Z
dc.date.available2007-12-20
dc.date.available2016-06-02T19:38:51Z
dc.date.issued2007-09-27
dc.identifier.citationSELINGARDI, Sérgio Cristóvão. Educação religiosa, disciplina e poder na terra do ouro: a história do Seminário de Mariana, entre 1750 e 1850.. 2007. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2431
dc.description.abstractThe seminar of Nossa Senhora da Boa Morte was founded in 1750, in the city of Mariana, headquarterrs of the first bishop of Minas Gerais, for D. Frei Manuel da Cruz , the first bishop of that diocese. This institution was responsible for the training of almost all the clergy and colonial mining man who occupied positions of proeminence in the political and intellectual fields of Brazil, during colonial and Monarchy. First, was made an apporach about the foundation of the seminar, Mariana, focusing the origins fo the Church mining and the precariousness fo instruction in the territory mining, seeking to understand taht the creation fo the aforementioned semiar justified by the preparation of young people for both European universities as for priestly career. Thus, this institution was created to satisfy the interests of elites, which did not need more send their children to study in colleges Jesuits of Bahia or Rio de Janeiro and also meet the desire of the Catholic Church, in the form of Minas a mative clergy. Then, trough the history of Seminary of Mariana, between 1750 and 1850, sought to strengthen the elitist nature of this institution, whose in majority, belonged to the most advantaged and humanistic education, whose aim was the formation of an elite leader and culture. Finally, trough the study of their Bylaws internal and his authoritarian process of education, it was found that the Seminar of Mariana it is a total institution, which possibly has positive and negative repercussions on the lives of some of his former students.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFundamentos da educaçãopor
dc.subjectEducação - históriapor
dc.subjectIgreja católicapor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectEducação - sociologiapor
dc.titleEducação religiosa, disciplina e poder na terra do ouro: a história do Seminário de Mariana, entre 1750 e 1850.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tagliavini, João Virgílio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4785993Z0por
dc.description.resumoO Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte foi fundado em 1750, na cidade de Mariana, sede do primeiro bispado de Minas Gerais, por D. Frei Manuel da Cruz, primeiro bispo da referida diocese. Tal instituição foi responsável pela formação de quase a totalidade do clero mineiro colonial e de homens que ocuparam posições de destaque nos campos político e intelectual do Brasil, nos períodos colonial e monárquico. Primeiramente, foi feita uma abordagem acerca do contexto da fundação do Seminário de Mariana, enfocando as origens da Igreja mineira e a precariedade da instrução no território mineiro, buscando compreender que a criação do supracitado Seminário justificou-se pela preparação de jovens, tanto para as universidades européias quanto para a carreira sacerdotal. Desta maneira, tal instituição foi criada para satisfazer os interesses das elites, as quais não precisariam mais mandar seus filhos para estudarem nos colégios jesuítas da Bahia ou do Rio de Janeiro e também atender ao desejo da Igreja Católica, de formar nas Minas um clero nativo. Em seguida, por intermédio da história do Seminário de Mariana, entre 1750 e 1850, buscou-se reforçar o caráter elitista dessa instituição, cujos alunos, em maioria, pertenciam às camadas mais favorecidas e cujo ensino humanístico tinha por finalidade a formação de uma elite dirigente e culta. Finalmente, por meio do estudo de seus regimentos internos e de seu processo autoritário de educação, verificou-se que o Seminário de Mariana trata-se de uma instituição total, que possivelmente deixou reflexos positivos e negativos na vida de alguns de seus exalunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8503750331108989por


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