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dc.contributor.authorPiccoli, Denise Fujihara
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:53Z
dc.date.available2008-04-04
dc.date.available2016-06-02T19:38:53Z
dc.date.issued2008-01-10
dc.identifier.citationPICCOLI, Denise Fujihara. Seleção de supervisor e diretor escolar no município de Piracicaba: racionalidades burocráticas ou tendências patrimonialistas?. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, Sâo Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2439
dc.description.abstractThis dissertation searched to analyze be the selection of a school principal a supervisor that was implemented after the fundamental teaching municipalization in the 90 s. Therefore, it was taken as empiric base the developed actions in a city from São Paulo state from 1999 to 2006. To emphasize the progressive alternation in the recruitment of these public servants, there s a public contest of tests and titles made in São Paulo. The objective was to understand how the city organized to select supervisors and school pricipals, and how it was happened. Therefore, a group of people had participated somehow of these choices could supply the essential information for the study development. For uderstanding the measured of these selections it was based in impersonal, candidate s professional knowledge and the execution of the abstract norms established or reaffirmed the beginnings a political culture based in patrimonialism and in clientelism, characteristics of the brazilian stateeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectMunicipalização de ensinopor
dc.subjectSeleção de supervisor de escolapor
dc.subjectSeleção de diretor de escolapor
dc.subjectPatrimonialismopor
dc.subjectMunicipalization of the fundamental teachingeng
dc.subjectSupervisor s and School principaleng
dc.subjectPatrimonialismeng
dc.subjectEducation managementeng
dc.titleSeleção de supervisor e diretor escolar no município de Piracicaba: racionalidades burocráticas ou tendências patrimonialistas?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279por
dc.description.resumoA presente dissertação buscou analisar a seleção de supervisor e diretor escolar implementada após a municipalização do ensino fundamental em meados da década de 1990. Para tanto, tomou-se como base empírica as ações desenvolvidas em um município paulista no período de 1999 a 2006. Destaca-se, ainda, a progressiva alteração no recrutamento destes servidores públicos no quadro do magistério, tendo em vista que no estado de São Paulo isto se materializa por meio de concurso de provas e títulos. O objetivo central foi compreender como que neste município se organizou a seleção de supervisores e diretores de escola. Para tanto, recorreu-se a um conjunto de sujeitos que participaram, de algum modo, destas escolhas e que por isso puderam fornecer as informações essenciais para o desenvolvimento deste estudo. Procurou-se entender em que medida as seleções de servidores públicos para atuarem no campo educacional refletiram a impessoalidade, o conhecimento profissional do candidato e o cumprimento às normas abstratas estabelecidas ou reafirmaram os princípios de uma cultura política baseada nos laços do patrimonialismo e do clientelismo, marcas da formação do Estado Brasileiropor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0169735705679214por


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