Show simple item record

dc.contributor.authorGuzzi, Igor de Souza
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.available2008-05-30
dc.date.available2016-06-02T19:38:54Z
dc.date.issued2006-03-06
dc.identifier.citationGUZZI, Igor de Souza. O que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre o ensino de ciências neste nível de escolaridade. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2445
dc.description.abstractMore and more, the society has required citizens to act in a world which scientific and technology knowledge is extremely worth. The evolution of these knowledges works as a modern world´s mirror, which, indeed, reflects all the progress that conduced to the development of the actual society, consisted by the amazing velocity the information is spread, and by the incredible science dynamism. In this way, make people get closer from informations about science takes an important and challengeable role. Important since it leads you to a world comprehension and its information; challengeable because of the complexity that involves the teaching and learning task. The science studies has to act as a contributor to the reality comprehension, mainly in understanding the natural events, stimulating questions about the differents ways the interventions can modify them. In that case, the investigation of the questions that covers the learning process of teaching modality since basic grades becomes indispensable, as we think about the developments coming from critical people who are acting directly on the society. The main purpose of the present work was to obtain elements that could bring possibilities of proofs, reflections and discussions around the science teaching in basic grades, especially on the fourth grade, which is the focus of this research. For that, it was necessary an approximation to science teaching history and to the different sources teachers acquire to be able to get the knowledges which state their praticals, involving questions about the science curriculum, materials used within the classes and others aspects that leaded to a bigger approximation to the process of teaching and learning. The investigation started from a theoretical reference based on teacher s knowledges. Therefore, a better comprehension of how teachers relate with the knowledges that are used within their science classes and how those knowledges are acquired were better understood.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.titleO que dizem os professores das 4as séries do ensino fundamental sobre o ensino de ciências neste nível de escolaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7por
dc.description.resumoCada vez mais, a sociedade tem exigido cidadãos críticos para atuarem em um mundo cujo conhecimento científico e tecnológico é extremamente valorizado. A evolução desses conhecimentos funciona como um espelho do mundo moderno que, de fato, reflete todos os avanços que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade atual, caracterizada pela espantosa velocidade com a qual se propaga a informação e pelo incrível dinamismo da ciência. Nesse sentido, aproximar as pessoas dos saberes que dizem respeito à ciência, mostra-se uma tarefa importante, na medida que possibilita um modo de compreender o mundo e suas transformações, e desafiadora pela complexidade que envolve o ato de ensinar e aprender. O estudo de ciências deve agir como um colaborador para a compreensão da realidade, sobretudo, para o entendimento dos fenômenos da natureza, estimulando o questionamento dos diferentes modos de nela intervir. Assim sendo, a investigação das questões que envolvem o processo de aprendizagem dessa modalidade de ensino desde as séries fundamentais, torna-se indispensável ao se pensar no desenvolvimento de indivíduos críticos que sejam parte atuante da sociedade. O presente trabalho teve como principal intuito obter elementos que possibilitassem constatações, reflexões e discussões em torno do ensino de ciências no nível escolar fundamental, especialmente na 4a série, foco desta pesquisa. Para tanto, foi necessária uma aproximação da história do ensino de ciências e das diversas fontes com as quais as professoras adquirem os saberes que alicerçam suas práticas, que envolvem questões a respeito do currículo de ciências, materiais utilizados nas aulas e outros aspectos que permitiram maior aproximação desse processo de ensino e aprendizagem. A investigação se deu a partir de um referencial teórico que diz respeito aos saberes docentes, com o qual foi possível uma maior compreensão de como as professoras relacionam-se com os conhecimentos que se utilizam nas suas aulas de ciências e de como se dá a aquisição desses saberes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4959438463921122por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record