dc.contributor.author | Pereira, Aline de Cássia Damasceno | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:38:54Z | |
dc.date.available | 2008-07-11 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:38:54Z | |
dc.date.issued | 2008-05-15 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Aline de Cássia Damasceno. Aspectos da pedagogia no século XVII : um estudo
comparativo entre João Amós Coménio e Alexandre de
Gusmão. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2449 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Reforma protestante | por |
dc.subject | Jesuítas | por |
dc.title | Aspectos da pedagogia no século XVII: um estudo
comparativo entre João Amós Coménio e Alexandre de Gusmão | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções pedagógicas que
embasam o pensamento de João Amós Coménio (1592-1670) e Alexandre de
Gusmão (1629-1724). Para tanto, foram selecionadas suas obras de mais
destaque, respectivamente: Didática Magna e Arte de Criar Bem os Filhos na
Idade da Puerícia . Ambas foram elaboradas com uma finalidade: Coménio
objetivava propor um método de ensino à luz da Reforma Protestante;
Gusmão, missionário da Companhia de Jesus, produziu sua obra com o intuito
de zelar pela formação cristã das famílias. Foram tomados como parâmetros os
aspectos família, infância, escola e método. Quanto à infância, constatou-se
que ambos consideram a criança imagem da inocência e a definem como uma
tábua rasa, uma cera virgem, que pode ser moldada pela educação. Com
relação à família, esta é enfatizada por Gusmão, enquanto base para formação
da fé e da boa educação. No caso de Coménio, poucos são os momentos em
que ele se dirige à questão familiar. Entretanto, considera que os pais são os
primeiros educadores dos filhos. Sobre a escola, observa-se que, para
Gusmão, a educação tem a finalidade de formar bons cidadãos para a
República. Coménio, igualmente, afirma que a reforma social dar-se-á pela
formação da juventude e que a educação deve ser para todos. A questão dos
métodos pedagógicos perpassa toda a obra de Coménio. Para ele, a escola
ideal deve formar o homem completo. Propõe um método universal e uma
estrutura baseada nas fases de desenvolvimento infantil. Defende um ensino
útil para a vida, aspecto também considerado por Gusmão, que poucas vezes
refere-se às escolas. Desse modo observa-se que o binômio família-escola
permanece indissociável nessas obras, modificando-se apenas o enfoque. A
família é o centro da obra de Gusmão; Coménio volta-se pouquíssimas vezes
para este aspecto. Entretanto, com relação à escola, Coménio discute
essencialmente essa questão, ao passo que Gusmão quase não a menciona.
Assim, pode-se concluir que a concepção reformista enfatiza o processo de
escolarização, enquanto o princípio pedagógico jesuítico está intrinsecamente
vinculado à formação familiar, sendo a escolarização apenas uma
conseqüência do trabalho de evangelização empreendido. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3187024660814929 | por |