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dc.contributor.authorGrello, Fabíola Bouth
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:55Z
dc.date.available2008-08-14
dc.date.available2016-06-02T19:38:55Z
dc.date.issued2008-06-05
dc.identifier.citationGRELLO, Fabíola Bouth. NUPES : protagonista da política para educação superior brasileira? (1989-2005). 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2451
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze the NUPES academic production, specifically 23 serial researches of Work Documents periodic from 1989 to 2005. The principal objective is to investigate if NUPES academic production was antecipated, in scientific means, to political process and educational laws development process since 90´s decade, keeping in mind Brazilian superior educational official changes. Our specific aim is to identify the concept of scientific publication autonomie of this section, and this concept evolution also. We tried to reflect how political aspirations, vizualazed and projected by NUPES for almost two decades are been incorporeted by educational law arcabouço and based on science and tecnologie Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, analized here by the editais from 2003-2004. The research point out evidences that NUPES proposal Project after 16 years turned them not only a protagonist but na important part of thematic, theorical and methodological field of superior educational reform process. Their researchs, publications, discussions abreviated politics that are incorporate to life by laws, decrees, and measures. The politics point out that the State is suffering a new political orientation, that had been done by NUPES from two decades in BRazil. These orientations focusing on public universities has been materializing under political forms stimulating the management switc, employes hire, its spend, and the new function that demands to the university. All the analysis bring us to a commun place, indicating a academic culture, professor-researcher profile (now a entrepreneur) and flexibility that this politics demands, are changing movements into the university, indicating less scientific autonomie power in academic university space. All this movement bring us to a new State politics, that uses public means to invest in politics direct from productiv section, providing a new knowedlege dimension, not meeting politic and academic time neither social comportament, breaching the three pilars of the university: scientific, financial and didactic autonomy.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAutonomia universitariapor
dc.subjectNUPESpor
dc.subjectSuperior educationeng
dc.subjectNUPESeng
dc.subjectScientific autonomyeng
dc.titleNUPES : protagonista da política para educação superior brasileira? (1989-2005)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva Junior, João dos Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786379H5por
dc.description.resumoEste trabalho analisa a produção acadêmica do NUPES, mais especificamente, 23 cadernos de Pesquisa da Série Documentos de Trabalho , do período de 1989 a 2005. Tem como objetivo investigar se a produção acadêmica do NUPES antecipou-se no, âmbito científico, ao processo político e ao movimento de construção da legislação educacional, a partir da década de 1990, no que tange as mudanças oficiais para a educação superior no Brasil. O nosso objetivo específico consiste em identificar a concepção de autonomia científica constante das publicações desse Núcleo, e também a evolução desse conceito. Procuramos também refletir sobre como as aspirações políticas, visualizadas e projetadas pelo NUPES durante quase duas décadas, estão sendo incorporadas pelo arcabouço jurídico educacional e fundamentando as políticas para ciência e tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, analisadas aqui por meio dos editais selecionados no período de 2003-2004. A pesquisa apontou indícios de que as propostas do NUPES, projetadas ao longo de 16 anos de existência, os tornou não apenas um protagonista, mas parte orgânica do campo temático, teórico e metodológico desse processo de reformas da educação superior. Suas pesquisas, publicações, debates, rol temáticos, anteciparam-se as políticas que hoje estão sendo incorporadas por meio de leis, decretos, medidas provisórias. Nesse sentido, as políticas apontam que o Estado vem sofrendo uma nova orientação política, que vinha sendo academicamente produzida pelo NUPES, há quase duas décadas no Brasil. E essas orientações, com foco nas universidades públicas, vem se materializando sob a forma de políticas que estimulam a sua mudança de gestão, a forma de contratação de seus servidores, dos seus gastos e também no novo papel demandado à essa universidade. Todas as análises nos levam a um lugar comum, indicando um movimento de mudanças quanto à cultura acadêmica na universidade, quanto à mudança de perfil do professor-pesquisador (agora empreendedor) e quanto aos processos de flexibilização que essas políticas exigem, indicando perda crescente de autonomia científica no espaço acadêmico da universidade. Todo o movimento de mudanças relatado nos remetem a uma nova política de Estado, em que este, lança mão do fundo público para o investimento em políticas direcionadas pelo setor produtivo, facultando uma nova dimensão do conhecimento, que não mais obedece ao tempo do político, do acadêmico e nem se origina do social, infringindo os três pilares da universidade: autonomia científica, financeira e didática.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5914699246880638por


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