Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Daniela de Castro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.available2009-06-30
dc.date.available2016-06-02T19:38:57Z
dc.date.issued2008-08-29
dc.identifier.citationBARBOSA, Daniela de Castro. Processos educativos entre jovens na construção de uma cartilha educativa sobre direitos sexuais e reprodutivos. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2463
dc.description.abstractFacing the problem of addressing the Sexual and Reproductive Rights in the school institution and recognizing the capacity that the young has in acting as a protagonist of their learning process of education, this research aimed as general objective to observe, to understand and to analyze educational processes unchained among eight young in the age group from thirteen to fourteen years to become involved in the elaboration of educational material on Sexual and Reproductive Rights. It was a descriptive study of qualitative character based on the Paulo Freire perspective of the education understanding as a dialogical process. The data collection was made in the months of April to October of 2007, in a state school in the city of Ribeirão Preto, having been used as instruments for collection the conversation wheels and the annotations in field diaries. At first educational actions were accomplished with all the students of the seventh and eighth series, which allowed us to present the theme of the Sexual and Reproductive Rights and to invite them to participate voluntarily in the research. Later, the research participants chose for voting which rights they would like to discuss in our dialogues. From here, there were proposed activities with problems that unchained the conversation wheels on the sexual and reproductive rights, allowing contextualizing knowledge, practices, opinions and expectations of the young. Finally, the research participants reflected about the sexual and reproductive rights to develop an educational book, with texts, drawings and researches of their own authorship. The discoveries were organized for themes of analysis. The results showed that the young possess knowledge, of their body, their health, their sexuality and these was demonstrated with questions and curiosities to share knowledge. They actively participated in their process of teaching and learning and have brought forth discussions on the issues that afflict then in their daily lives, such as the gender relationships, the dialogue lack in the affectionate relationships, the abortion, among others. We concluded that when the young interacts with their group of equals in the construction of educational material on sexual and reproductive rights they express themselves with easiness, understands the sexuality as being part of the human, recognizes the importance of the prevention and tries to take attitudes that lead to the exercise of their rights.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectDireitos sexuais e reprodutivospor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectReproductive Rightseng
dc.subjectYoutheng
dc.titleProcessos educativos entre jovens na construção de uma cartilha educativa sobre direitos sexuais e reprodutivospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Montrone, Aida Victoria Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011731777978672por
dc.description.resumoDiante da problemática da abordagem dos Direitos Sexuais e Reprodutivos na instituição escolar e reconhecendo a capacidade que o (a) jovem tem em atuar como protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo geral observar, compreender e analisar processos educativos desencadeados entre oito jovens na faixa etária de treze a catorze anos ao se envolverem na elaboração de material educativo sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos. Foi um estudo de caráter qualitativo descritivo pautado na perspectiva de Paulo Freire da compreensão de educação como processo dialógico. A coleta de dados se deu nos meses de abril a outubro de 2007, numa escola estadual na cidade de Ribeirão Preto, tendo sido utilizados como instrumentos para coleta as rodas de conversa e as notações em diários de campo. A princípio foram realizadas ações educativas com todos (as) educandos (as) das sétimas e oitavas séries, o que nos permitiu apresentar a temática dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e convidar esses (as) jovens a participarem voluntariamente da pesquisa. Posteriormente, os (as) participantes da pesquisa escolheram por votação quais desses direitos gostariam de discutir em nossos diálogos. A partir dai, foram propostas atividades problematizadoras que desencadearam as rodas de conversa sobre os direitos sexuais e reprodutivos, permitindo-nos contextualizar conhecimentos, práticas, opiniões e expectativas dos (as) jovens. Por fim, os (as) participantes da pesquisa refletiram sobre os direitos sexuais e reprodutivos ao elaborarem uma cartilha educativa, com textos, desenhos e pesquisas de sua própria autoria. Os achados foram organizados por temáticas de análise. Os resultados apontaram que os (as) jovens possuem muitos saberes, do seu corpo, da sua saúde, da sua sexualidade e demonstraram isso com perguntas e curiosidades ao compartilharem conhecimentos. Participaram ativamente no seu processo de ensino e aprendizagem e trouxeram a tona discussões sobre questões que os (as) afligem no seu cotidiano, como é o caso das relações de gênero, da falta de dialogicidade nas relações afetivas, do aborto, entre outras. Concluímos que quando o (a) jovem interage com seu grupo de iguais na construção de material educativo sobre direitos sexuais e reprodutivos ele (a) se expressa com facilidade, compreende a sexualidade como parte do ser humano, reconhece a importância da prevenção e procura tomar atitudes que levem ao exercício dos seus direitos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8645117991861084por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record