Show simple item record

dc.contributor.authorCalabresi, Luis Henrique de Freitas
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:00Z
dc.date.available2009-08-11
dc.date.available2016-06-02T19:39:00Z
dc.date.issued2008-08-29
dc.identifier.citationCALABRESI, Luis Henrique de Freitas. A formação superior em Direito na obra de Machado de Assis. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2483
dc.description.abstractMachado de Assis's literary production is closely related to the society of its time and can contribute greatly to the understanting of XIX century Brazil. In this dissertation we used the works of Machado de Assis in the field of History of Education. We analysed the higher education in law during XIX century though the novels Dom Casmurro and Memórias Póstumas de Brás Cubas. The choice of higher education in law justifies itself due to the predominance that this course achieved in that historical period. The choice of the Machado de Assis's novels mentioned above was due to the characteristics of its narrators, Dom Casmurro and Brás Cubas, as being law school graduates, and also because of several references to law studies throughout these works. We analyzed these novels as our primary sources, selecting excerpts related to our theme and comparing them with historical studies, law school studies and critical studies on Machado the Assis's works as well. We have found in Dom Casmurro and Memórias Póstumas de Brás Cubas several characteristics of the Brazilian higher education in law in the XIX century, such as its restricted access to the elites, the search for prestige and social differentiation in regard to the rest of the population; and the emphasis on a humanistic culture, disconnected from the practical world of work - done by the slaves -, which was also characterised by a highly sophisticated rhetoric an eloquence in its form, articulated in order to achieve ostentation, in spite of the fact that it was empty in terms of contents. The culture of the elites, in which the higher education in law played a central role, was not related to the progress of the country, but to the perpetuation of the these own groups opression.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectAssis, Joaquim Maria Machado de, 1839-1908por
dc.subjectDireitopor
dc.titleA formação superior em Direito na obra de Machado de Assispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6por
dc.description.resumoA produção literária de Machado de Assis está intimamente relacionada à sociedade de seu tempo e pode trazer grandes contribuições para a compreensão do Brasil do século XIX. Nesta dissertação utilizamos a obra machadiana dentro da área da História da Educação. Analisamos a formação superior em Direito durante o século XIX por meio dos romances Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. A escolha da formação em Direito justifica-se pela predominância que este curso atingiu naquele momento histórico. A opção pelos romances machadianos citados acima deveu-se à caracterização de ambos os narradores, Dom Casmurro e Brás Cubas, como bacharéis em Direito e pelas várias referências a esta formação ao longo destas duas obras. Analisamos estes romances, tomando-os como nossas fontes primárias, levantando excertos pertinentes à nossa problemática e fazendo o entrecruzamento destes com estudos sobre o momento histórico em questão, trabalhos que abordaram especificamente a formação em Direito e também estudos críticos da obra de Machado de Assis. Encontramos em Dom Casmurro e em Memórias Póstumas de Brás Cubas uma série de características da formação dos bacharéis brasileiros do século XIX, tais como o seu acesso restrito às elites, a busca de prestígio e diferenciação social em relação ao restante da população, e a ênfase em uma cultura livresca, humanista, desvinculada do mundo prático do trabalho - realizado pelos escravos - , que também era dotada de uma retórica bastante sofisticada e eloqüente em sua forma, articulada com vistas à ostentação, porém vazia em sua substância. A cultura das elites brasileiras, na qual o bacharelismo exercia um papel central, não estava relacionada ao progresso do país, mas sim à perpetuação da dominação destes mesmos grupos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8316558470130733por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record