Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Arlete de Souza Ferreira
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:03Z
dc.date.available2009-11-12
dc.date.available2016-06-02T19:39:03Z
dc.date.issued2009-04-17
dc.identifier.citationGONÇALVES, Arlete de Souza Ferreira. Memórias de professoras de música : um olhar para práticas escolares entre as décadas de 1950 a 1980. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2498
dc.description.abstractThis manuscript is the result of a master s research aiming at describing and analyzing the professional paths and pedagogical practices of four music teachers that taught music in the interior of São Paulo State when the music was a compulsory course in Brazilian schools, from 1952 to 1971. These teachers lived through a period of transition and adaptation when music lost its curricular standing and was subsumed by a broader subject, Arts Education, in 1971. The research, of a qualitative nature, adopted the oral history method with emphasis on memory. The data were collected by means of semi-structured interviews and journals written by the participating teachers were used as a memory resource the analysis of the data was based on the theories of Paulo Freire and Ernani Fiori, in a Latin American perspective. Eclea Bosi, provided the foundation for the analysis of the teachers memoirs, and Fonterrada, and Joly informed the research with respect to music education. Nóvoa, about the teachers' life course and history. The analysis disclosed significant events in the personal histories of these music teachers and shed light on a period of Brazilian music education. The analysis of the significant moments in the participants careers promoted the knowledge on the environment of music education during a specific period of time and contributed to a more informed understanding about music, schools and teaching careers in Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectProfessores de músicapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectMusic teachers memoirseng
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleMemórias de professoras de música: um olhar para práticas escolares entre as décadas de 1950 a 1980por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Joly, Ilza Zenker Leme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450por
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi descrever e analisar a trajetória docente e a prática pedagógica de quatro professoras de música que deram aulas em escolas do interior de São Paulo, no período de 1952 a 1971, época em que a música era disciplina obrigatória, e que vivenciaram os momentos de transição e adaptação quando ela perde a obrigatoriedade no currículo escolar e passa a ser conteúdo da disciplina "Educação Artística , em 1971. O referencial teórico traz contribuições de Paulo Freire e Ernani Fiori numa perspectiva dirigida para a América Latina. Estudos de Eclea Bosi construíram as referências para o estudo sobre memórias. Fonterrada e Joly auxiliaram na definição dos contornos sobre educação musical. Nóvoa sobre a trajetória e história de vida de professores. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de abordagem qualitativa, pelo método de pesquisa história oral enfatizando um dos gêneros que é a memória. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com o roteiro semi-estruturado e o diário de campo serviu como recurso de memória. Os resultados e suas análises trouxeram os momentos significativos que marcaram a história da educação musical das quatro professoras, mostrando um pouco da época do canto orfeônico no Brasil. A partir dos momentos significativos da carreira docente das quatro professoras foi possível compreender melhor o ambiente da educação musical de uma época específica e contribuir para uma reflexão mais consciente sobre música, escola e carreira docente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0638896508329425por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record