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Jogos africanos e afro-brasileiros nas aulas de Educação Física : processos educativos das relações étnico-raciais
dc.contributor.author | Maranhão, Fabiano | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:04Z | |
dc.date.available | 2009-11-27 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:04Z | |
dc.date.issued | 2009-08-30 | |
dc.identifier.citation | MARANHÃO, Fabiano. Jogos africanos e afro-brasileiros nas aulas de Educação Física : processos educativos das relações étnico-raciais. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2502 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Práticas sociais e processos educativos | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Brasil. Lei. n. 10639/2003 | por |
dc.title | Jogos africanos e afro-brasileiros nas aulas de Educação Física : processos educativos das relações étnico-raciais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Junior, Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3 | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo a utilização de jogos de origem e/ou descendência africana em aulas de Educação Física como um instrumento facilitador na educação das relações étnicoraciais no cotidiano escolar, bem como possibilitar auxílio ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. Para a realização deste estudo, fizemos um levantamento sobre práticas corporais de origem africana, sobretudo jogos - valendo-nos do jogo como prática social que engloba diferentes manifestações lúdicas que possibilitam processos educativos. A parte da pesquisa referente à intervenção foi desenvolvida no segundo semestre do ano 2008, em dezessete encontros presenciais junto a crianças de 8 e 9 anos de idade do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Profa. Luiza Rolfsen Petrilli, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Na parte da pesquisa concernente a coleta de dados utilizamos caderno de registro, no qual os/as alunos/as escreviam e/ou desenhavam atividades propostas e registravam suas impressões no decorrer dos encontros. O referido caderno foi concebido e utilizado como material de suporte para esta pesquisa e entregue para cada criança no início da intervenção. Utilizamos também diários de campo, onde as observações foram sistematicamente registradas pelo pesquisador a cada encontro. A construção dos resultados teve inspiração pautada na fenomenologia, sendo formadas as categorias: dialogando no processo de aprender e ensinar; relações no cotidiano escolar; eu jogo, então aprendo, ensino e sou; afirmação da identidade; conhecimento sobre história da África e cultura afrobrasileira. Nas considerações apresentamos compreensão de que a educação das relações étnico-raciais ainda vem se efetivando de forma parcial na escola, e que, através de vivências de jogos de origem e descendência africana ocorreu melhora significativa na autoestima das crianças negras uma vez que se viram representadas positivamente no programa escolar; bem como as crianças negras e não negras perceberam ressignificação e valorização da história e cultura do povo negro, particularmente através dos jogos, favorecendo a educação das relações étnico-raciais. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6234087650682791 | por |