Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação de mestiços em famílias inter-raciais
dc.contributor.author | Brito, Angela Ernestina Cardoso de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:08Z | |
dc.date.available | 2004-12-03 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:08Z | |
dc.date.issued | 2003-04-30 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Angela Ernestina Cardoso de. Educação de mestiços em famílias inter-raciais. 2003. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2521 | |
dc.description.abstract | This study aims at aprehending how and in what circumstances families formed by couples of different ethnic-racial origins, being one black and one white, prepare and/or assist their children to face the discrimination the might undergo in consequence of racism againt afro-americans. In oerder to achieve the goal, parents and children of two interracial families were interviewed, in a total of seven interviews. We tried to deepen the knowledge on socilization of mixed offsprings within interracial families, from the statements of the parents and the child. The data obtained and analyzed allow us to conclude that the families use up some strategies to assist hteir children in facing the problem of racism and racial discrimination, even though there are difficulties in elaborating them, and they do not constitute, at least apparently, a priority in children education. However, it was possible to observe that there is a construction of racial belonging, and orientation on possible discriminatory acts kids may undergo. Thus, the orientation is associated to discriminatory experiences lived by the children within the expanded family, at school, on the street, in clubs, being attached to strong affective bonds. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - discriminação racial | por |
dc.subject | Mestiços | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Famílias inter-raciais | por |
dc.title | Educação de mestiços em famílias inter-raciais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780511A0 | por |
dc.description.resumo | Este estudo visa apreender como e em que circunstâncias famílias formadas por casais de diferentes origens étnico-raciais, sendo um negro e outro branco, preparam e/ou auxiliam seus filhos, a enfrentar as discriminações que possam sofrer em decorrência do racismo contra negros. Para tanto, foram entrevistados, pais, mães e os filhos de duas famílias inter-raciais, perfazendo um total de sete entrevistas. Tentamos aprofundar os conhecimentos sobre socialização dos filhos mestiços em famílias interraciais, a partir das falas do pai e da mãe, e do próprio filho. Os dados obtidos e analisados permitem concluir que as famílias se valem de algumas estratégias que auxiliar os filhos a enfrentar o problema do racismo e da discriminação racial, apesar das dificuldades para elaborá-las, e de isto não se constituir, pelo menos aparentemente, em prioridade na educação dos filhos. No entanto, pôde-se observar que há orientação para construção do pertencimento racial e para os possíveis atos discriminatórios que os filhos poderão vir a sofrer. Desse modo a orientação está associada às experiências discriminatórias vivenciadas pelos filhos, na família mais ampla, na escola, na rua, em clubes, prendendo-se também a fortes laços afetivos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |