Show simple item record

dc.contributor.authorMascio, Carlos César
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:08Z
dc.date.available2010-03-29
dc.date.available2016-06-02T19:39:08Z
dc.date.issued2009-12-14
dc.identifier.citationMASCIO, Carlos César. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : articulações entre a educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e as propostas educacionais nacionais para o ensino de química. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2522
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate the content and structure of Chemistry questions from National High School Exam (ENEM) from 2004 to 2007, seeking to identify if they whether approach or deviate from Science, Technology and Society (STS) curriculum perspective of science education, and the possible relation of competencies and skills required in ENEM s Chemistry questions with the national curriculum proposals. In addition, we sought to examine if ENEM s questions satisfactorily measures skills and competencies needed to promote scientific literacy, according to the STS perspective, at the end of Basic Education. Method was based on documentary analysis of ENEM s questions and technical reports between 2004 and 2007, and through discursive textual analysis of interest material categories have been defined and allowed to infer considering STS focus and official national documents of Chemistry education/teaching similarities and differences proposed and occurred of what would be necessary to learn and how that learned knowledge would be evaluated by the exam at the end of Basic Education. It was observed that theories of ENEM of studied official documents and of STS s assumptions for education have much in common; however, when ENEM puts into practice the exam and the selection of questions to evaluation, there is a discrepancy between what was proposed and what occurred. Overall, it was noted that the skills assessed on most questions are not fully used, that is, what is evaluated is only part of the skill disposed in the question. The problem is not related to, therefore, not to make known or exist a STS relation in the questions, but to the cognitive complexity placed on the theory that in practice is not the case. What we see is a superficial check and, therefore, cognitively speaking, partial of the skill that the question is proposed to evaluate.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)por
dc.subjectMovimento CTSpor
dc.subjectPropostas educacionaispor
dc.titleExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : articulações entre a educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e as propostas educacionais nacionais para o ensino de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Vânia Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265150425993880por
dc.description.resumoO objetivo principal do trabalho foi investigar o conteúdo e a estrutura das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na disciplina de química, no período de 2004 a 2007, buscando identificar a aproximação, ou não, à perspectiva curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) da educação científica e a possível relação das competências e habilidades solicitadas nas questões do ENEM referentes à área de química, com as leis e propostas oficiais educacionais do país voltadas ao Ensino Médio. Além disto, procurou-se analisar se as questões do ENEM avaliam, ao final da Educação Básica, de forma satisfatória, as habilidades e competências necessárias à promoção da alfabetização científica, segundo a abordagem CTS. A metodologia utilizada pautou-se na análise documental das questões e relatórios técnicos do ENEM de 2004 a 2007 e, por meio da análise textual discursiva dos materiais de interesse, categorias foram definidas e possibilitaram inferir considerando o enfoque CTS e os documentos oficiais, parâmetros e orientações nacionais de educação/ensino de química as aproximações e distanciamentos, propostos e praticados, do que seria necessário aprender e como esse conhecimento aprendido seria avaliado pelo exame ao final da Educação Básica. Observou-se que a teoria tanto do ENEM quanto dos documentos estudados e dos pressupostos CTS para a educação têm muito em comum; porém, quando o ENEM apresenta a seleção de questões para compor a avaliação, verifica-se uma distância entre o proposto e o praticado. De maneira geral, notou-se que as habilidades avaliadas na maioria das questões não são utilizadas em sua plenitude ou potencialidade, ou seja, o que é avaliado é apenas uma parte da habilidade que se dispõe na questão. O problema não está, portanto, em não se anunciar ou existir uma relação CTS nas questões, mas sim na complexidade cognitiva colocada nas suas orientações que na prática não se verifica. O que se percebe é uma verificação superficial e, portanto, cognitivamente falando, parcial da habilidade a que a questão se propõe avaliar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7447822274825792por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record