Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Paulo César Antonini de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:10Z
dc.date.available2010-05-06
dc.date.available2016-06-02T19:39:10Z
dc.date.issued2010-02-11
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo César Antonini de. Lazer e processos educativos : mergulhos culturais na Bacia do Salto. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2537
dc.description.abstractThis study was conducted with thirteen participants dips and jumps in the Bacia do Salto do Rio Jacaré, site located at Parque dos Saltos in Brotas city, small town of São Paulo state. The social practice of dips and jumps in Bacia, culturally developed by residents of the city since childhood, which is presented as a breach of the established commercially values by the brotense tourism industry, because are developing in an unused space by agencies to due the risk that the site offers to people who do this. During the development of this dissertation, the relationship between popular culture, languages and cutout art and, the time and freedom in leisure, dialogue each and provided orientate many of reflections built. The objective of this research was to unveil the essence of a social recreation in the Bacia do Salto, in attempt to understand the educational processes constituted in these relations, in recognition to cultural diversity as a possible element for the establishment of a teaching focused on the human and its existence. The methodology was phenomenology, located phenomenon mode, conduced from the question: What does sense in your experience in Bacia do Salto of Rio Jacaré Pepira? In the analysis of the data collected through individual interviews, we found four categories: A) Ecstasy; B) Envisage the adversity, C) Masculine context; D) Educational Processes. In the considerations we understand the relationships of the educational components that travel in continuous motion from the reflections of the participants, embodied by the sensations of pleasure, means of confronting the fears and anxieties of daily life and self-assertion on the role they have assumed before the society . The essence indicates that a new look unveiled without preconceptions and willing to accept the popular wisdom of the experience, practice, social leisure, has potential facultative to building a humane pedagogical Latin American, born by way of men and women's groups and grassroots communities.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas sociais e processos educativospor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectMotricidadepor
dc.subjectBrotas (SP)por
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectLeisureeng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.titleLazer e processos educativos : mergulhos culturais na Bacia do Saltopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Junior, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3por
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado junto a treze participantes dos mergulhos e saltos na Bacia do Salto do Rio Jacaré Pepira, localizada no Parque dos Saltos, na cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo. A prática social dos mergulhos e saltos na Bacia, culturalmente desenvolvida por moradores e moradoras do município desde a infância, apresenta-se como uma transgressão aos valores instituídos comercialmente pela indústria do turismo brotense, por desenvolverem-se em um espaço não utilizado pelas agências, em razão dos riscos que o local oferece a seus frequentadores. Durante o desenvolvimento desta dissertação, as relações entre a cultura popular, as linguagens e expressividade da arte, e o tempo e liberdade no lazer, dialogaram entre si e forneceram elementos que orientaram muitas das reflexões alcançadas. O objetivo desta investigação foi o desvelamento da essência da prática social lazer na Bacia do Salto, no intento de compreender os processos educativos constituídos nessas relações, em re-conhecimento à diversidade cultural como um elemento possível para a constituição de uma pedagógica voltada ao humano como ser de sua existência. A metodologia utilizada foi a fenomenologia, modalidade fenômeno situado, orientada a partir da questão: Qual o significado de sua experiência na Bacia do Salto do Rio Jacaré Pepira? Na análise dos dados coletados mediante entrevistas individuais, encontramos quatro categorias: A) Extasias; B) Enfrentamento das adversidades; C) Contexto masculinizado; D) Processos Educativos. Nas considerações pudemos compreender as relações constituintes dos processos educativos, que transitam em movimento contínuo a partir das reflexões de seus participantes, corporificada pelas sensações de prazer, meios de enfrentar os medos e angústias do cotidiano e auto-afirmação no papel que assumem perante a sociedade. A essência desvelada indica que um novo olhar, sem pré-conceitos e disposto a aceitar o saber da experiência popular, à prática social lazer, revela-se como potencialmente facultativo à construção de uma pedagógica humanizadora latino-americana, carregada por sentidos de homens e mulheres de grupos e comunidades populares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5053102098056338por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record