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dc.contributor.authorIza, Dijnane Fernanda Vedovatto
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:10Z
dc.date.available2004-12-07
dc.date.available2016-06-02T19:39:10Z
dc.date.issued2003-09-26
dc.identifier.citationIZA, Dijnane Fernanda Vedovatto. Quietas e caladas: reflexões sobre as atividades de movimento com crianças na educação infantil. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2538
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectAtividades de movimentopor
dc.subjectRotina diária de crechepor
dc.titleQuietas e caladas: reflexões sobre as atividades de movimento com crianças na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338726751746542por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar, na rotina diária de uma creche municipal, as atividades de Movimento promovidas pelas profissionais que atuam com crianças pequenas. Em que momentos da rotina diária da creche ocorrem atividades de Movimento? Que atividades de Movimento as crianças realizam espontaneamente (atividade livre)? Que atividades de Movimento são propostas pela professora (atividade dirigida)? Como estas atividades são propostas? Quais oportunidades as crianças têm de se movimentar na rotina diária da creche? As crianças têm acesso a materiais e espaços diversificados? Essas foram algumas questões que nortearam essa pesquisa. As educadoras são fundamentais para realizar todas as atividades na rotina da creche, por isso tive como referencial teórico conceitos baseados na perspectiva histórico-cultural como mediação, a zona de desenvolvimento próximo, de movimento na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança. Os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram vídeo-gravações da rotina da creche, efetuadas no período da manhã e tarde, três vezes por semana, durante dois meses. Os resultados indicam maior incentivo ao Não-Movimento com atividades que exigem grande concentração das crianças, com a constante insistência das educadoras em manter as crianças quietas e caladas. As atividades de Movimento realizadas na creche não obtiveram adesão das crianças, possivelmente por alguns problemas referentes à metodologia de ensino das profissionais. Por fim, este trabalho deixa como contribuição algumas discussões sobre os tipos de atividades realizadas em instituições de Educação Infantil, o que inclui o Movimento como importante elemento no desenvolvimento da criança, tal elemento precisa ser considerado na prática das profissionais. Aponto também para uma melhor formação das educadoras, para atuarem com as crianças pequenas, de maneira que, ofereçam um trabalho de maior qualidade para a Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6758025601578309por


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