dc.contributor.author | Assis, Muriane Sirlene Silva de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:12Z | |
dc.date.available | 2004-12-08 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:12Z | |
dc.date.issued | 2004-04-30 | |
dc.identifier.citation | ASSIS, Muriane Sirlene Silva de. Representações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil.. 2004. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2549 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professores - formação | por |
dc.subject | Representação social | por |
dc.subject | Perspectiva histórico - cultural | por |
dc.title | Representações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Basso, Itacy Salgado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780310Y0 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações que as professoras de Educação Infantil elaboram sobre a função da instituição escolar na qual exercem o seu ofício e sobre o papel da professora dessa instituição. Os procedimentos utilizados se fundamentam em abordagem qualitativa, coletamos os dados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Nossa análise se embasa nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os dados analisados enunciam que as professoras possuem uma representação escolarizante da função da instituição de Educação Infantil e por isso tendem a separar o cuidar-educar-brincar. As professoras se reconhecem como profissionais do ensino, no entanto, não percebem as especificidades da docência no ensino infantil se apegando à transmissão de conteúdos e a outras práticas mais comuns ao Ensino Fundamental. As práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição que estudamos são diversificadas, principalmente, devido à organização do espaço físico por meio do rodízio. Porém, nos relatos das professoras fica evidente que elas valorizam mais as atividades dirigidas, os exercícios gráficos e práticas relacionadas à aquisição da leitura e da escrita do que a brincadeira. Pudemos perceber que a brincadeira ocupa um papel secundário na organização da prática pedagógica das professoras que entrevistamos; todas elas concordam que a brincadeira é importante para a criança, contudo, essa importância está restrita ao oferecimento de diversão, lazer ou ao uso da brincadeira como técnica de ensino. De modo geral, esperamos que esta pesquisa possa subsidiar a reflexão sobre a função da instituição e do professor de Educação Infantil com vistas à caracterização de uma função social para essa etapa da educação que tenha como eixo a tríade cuidar-educar-brincar. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3283708100330653 | por |