Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAssis, Muriane Sirlene Silva de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:12Z
dc.date.available2004-12-08
dc.date.available2016-06-02T19:39:12Z
dc.date.issued2004-04-30
dc.identifier.citationASSIS, Muriane Sirlene Silva de. Representações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil.. 2004. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2549
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectPerspectiva histórico - culturalpor
dc.titleRepresentações de professores: elementos para refletir sobre a função da instituição escolar e da professora de educação infantil.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Basso, Itacy Salgado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780310Y0por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as representações que as professoras de Educação Infantil elaboram sobre a função da instituição escolar na qual exercem o seu ofício e sobre o papel da professora dessa instituição. Os procedimentos utilizados se fundamentam em abordagem qualitativa, coletamos os dados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Nossa análise se embasa nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os dados analisados enunciam que as professoras possuem uma representação escolarizante da função da instituição de Educação Infantil e por isso tendem a separar o cuidar-educar-brincar. As professoras se reconhecem como profissionais do ensino, no entanto, não percebem as especificidades da docência no ensino infantil se apegando à transmissão de conteúdos e a outras práticas mais comuns ao Ensino Fundamental. As práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição que estudamos são diversificadas, principalmente, devido à organização do espaço físico por meio do rodízio. Porém, nos relatos das professoras fica evidente que elas valorizam mais as atividades dirigidas, os exercícios gráficos e práticas relacionadas à aquisição da leitura e da escrita do que a brincadeira. Pudemos perceber que a brincadeira ocupa um papel secundário na organização da prática pedagógica das professoras que entrevistamos; todas elas concordam que a brincadeira é importante para a criança, contudo, essa importância está restrita ao oferecimento de diversão, lazer ou ao uso da brincadeira como técnica de ensino. De modo geral, esperamos que esta pesquisa possa subsidiar a reflexão sobre a função da instituição e do professor de Educação Infantil com vistas à caracterização de uma função social para essa etapa da educação que tenha como eixo a tríade cuidar-educar-brincar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3283708100330653por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem