dc.contributor.author | Henriques, Franciane | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:39:14Z | |
dc.date.available | 2005-01-11 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:39:14Z | |
dc.date.issued | 2004-03-10 | |
dc.identifier.citation | HENRIQUES, Franciane. As possibilidades e os limites do trabalho do diretor em uma escola estadual do ensino médio. 2004. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2558 | |
dc.description.abstract | The present study considers the possibilities and the limits
of a school Principal s work in a daily routine of a state high school.
By identifing the dificulties found by school Principal attemps to the
abilities that should be improved to face them, once the school main
objetive is the student s development as a person and his preparation
to a qualified work as a citizen.
A case study was undertaken in a state high school in a
countryside town of São Paulo state.
Among the Principal s work possibilities stand out the
availability of teachers who are officially hired full time job in the
school; the acess and the proximity the Region Educational Direction;
the school area. The limits stand out the lack of the school historical
contest valorization; the presence of bureaucratic structure, the
relation with the system that imposes some determinations without
considering peculiarities, the absence of a pedagogic proposal and the
violence.
The school Principal should improve abilities of working
with a group participation, to assign tasks, to be creative, dynamic
and able to searche for alternatives to the reality he works with; to
think about his actions in order to achieve coherence between
practice and theory. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escolas - construções | por |
dc.subject | Diretores escolares | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Cotidiano escolar | por |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.title | As possibilidades e os limites do trabalho do diretor em uma escola estadual do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Huet, Aparecida Barco Soler | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4713889A2 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo buscou identificar, no cotidiano escolar, as
possibilidades e os limites do trabalho do Diretor em uma escola
estadual do ensino médio. Visou esclarecer os obstáculos encontrados
pela Diretora de escola e as habilidades que devem ser desenvolvidas
para enfrentá-los, tendo a escola a finalidade de desenvolver a
pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho.
Foi realizado um estudo de caso, em uma escola estadual do
ensino médio, em uma cidade do Interior paulista.
Dentre as possibilidades de trabalho do Diretor, destacaram-se
a disponibilidade dos professores, por serem efetivos com sede na
Escola, em sua maioria; o acesso e proximidade da Escola em relação
à Diretoria Regional de Educação, o espaço físico da unidade escolar.
Quanto aos limites, destacaram-se a falta de valorização do contexto
histórico da Escola; a presença da estrutura burocrática; a relação
com o sistema, que impõe algumas determinações, desconsiderando
as especificidades; a ausência de uma proposta pedagógica e a
violência.
O Diretor de escola deve desenvolver habilidades de: trabalhar
com a participação do grupo, delegar tarefas, ser criativo, dinâmico e
capaz de buscar alternativas para a realidade na qual atua, refletir
sobre sua ação, buscando coerência entre teoria e prática. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |